Quatro novos corpos foram encontrados neste sábado (4) perto do topo do vulcão Ontake, no centro do Japão. Sua erupção, há uma semana, deixou até o momento 51 mortos e 69 feridos, informou a emissora pública NHK. De acordo com autoridades do governo de Nagano, os quatro corpos foram achados nas encostas do monte, fora das trilhas habituais de montanhismo, área que começou a ser vasculhada pela primeira vez.

A cinza expelida pelo vulcão e acumulada no solo se transformou em um espesso lamaçal devido às chuvas dos dois últimos dias – por isso, as equipes de resgate estão usando detectores de metais para encontrar possíveis corpos.

Ainda não se sabe se as três vítimas são algum dos 16 montanhistas desaparecidos desde a erupção do Ontake, em 27 de setembro. As autoridades não descartam que possa haver outros desaparecidos, pois é difícil contabilizar o número de excursionistas que subiram ao vulcão vindos de várias estações de acesso, no dia da erupção.

O Ontake, o segundo maior vulcão do Japão com 3.067 metros de altura e situado a cerca de 100 quilômetros da cidade de Nagoia, entrou em erupção quando centenas de turistas realizavam montanhismo.

As operações de resgate foram encerradas neste sábado e as autoridades ainda não decidiram se as buscas serão retomadas amanhã devido à iminente chegada do tufão Phanfone.