Pular para o conteúdo
Geral

Síria se desfez de menos de 5 por cento de suas armas químicas, dizem fontes

A Síria se desfez de menos de 5 por cento de seu arsenal de armas químicas, e perderá o prazo da semana que vem para enviar todos seus agentes químicos ao exterior para destruição, disseram fontes familiares com o tema nesta quarta-feira. As entregas deste mês, em dois carregamentos ao porto de Latakia, no norte […]
Arquivo -

A Síria se desfez de menos de 5 por cento de seu arsenal de armas químicas, e perderá o prazo da semana que vem para enviar todos seus agentes químicos ao exterior para destruição, disseram fontes familiares com o tema nesta quarta-feira.

As entregas deste mês, em dois carregamentos ao porto de Latakia, no norte sírio, totalizaram 4,1 por cento dos cerca de 1.300 toneladas de agentes tóxicos relatados por Damasco à Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq), informaram as fontes, que falaram sob condição de anonimato.

“Não é suficiente e não há sinal de mais”, disse uma fonte sobre a situação.

A operação, que conta com apoio internacional e é acompanhada por uma missão conjunta da Opaq e das Nações Unidas, está de seis a oito semanas atrasada. Damasco precisa mostrar que as intenções de abdicar de suas armas químicas ainda são sérias, disseram as fontes à Reuters.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou em um relatório ao Conselho de Segurança nesta semana que os carregamentos foram desnecessariamente atrasados e exortou o governo do presidente Bashar al-Assad a acelerar o processo.

Esta é a mensagem que será comunicada ao representante da Síria na Opaq durante a reunião do conselho executivo na quinta-feira em Haia, segundo as fontes ouvidas.

Mediante o acordo feito entre Rússia e Estados Unidos após um ataque com gás sarin em 21 de agosto, a Síria prometeu entregar seu estoque completo até meados de 2014. Os ataques com foguetes nas cercanias de Damasco mataram milhares, incluindo mulheres e crianças.

A Síria, onde uma guerra civil já matou mais de 100 mil pessoas e forçou milhões a fugir, culpou os obstáculos de segurança pelos atrasos, dizendo que a missão não pode ser realizada seguramente a menos que receba veículos blindados e equipamento de comunicação.

Uma fonte informada da situação disse: “Sim, é verdade que há uma guerra, mas já se ouviu falar de uma guerra civil sem problemas de segurança? Eles têm todos os meios necessários para o transporte. Agora precisam começar a enviar os agentes químicos para fora”.

Erradicar o estoque de armas químicas sírio, incluindo gás sarin, mostarda e VX, exige grandes fundos e apoio logístico estrangeiros.

A maior parte das substâncias tóxicas devem ser destruídas no Cape Ray, um navio de carga dos EUA atualmente a caminho do Mediterrâneo, que será carregado em um porto italiano. O restante irá para várias instalações comerciais de processamento de dejetos, algumas delas na Grã-Bretanha e na Alemanha.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Paraguai expulsa brasileiro procurado por homicídio doloso e tráfico de drogas

bolsonaro

Bolsonaro diz que Pix é criação própria e se coloca para negociar com Trump

Estágio

IEL abre 284 vagas para estágio em Mato Grosso do Sul

BR-163

ANTT autoriza novo trecho e duplicação da BR-163 em Campo Grande será de 8,1 km

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

‘Vampetaço’: ensaio nu de Vampeta salvou cinema de quase 100 anos; entenda a origem do meme

Últimas Notícias

Cotidiano

Viu a Marcela? Família oferece R$ 200 de recompensa por cachorrinha que sumiu no Jardim Aeroporto

A cachorrinha pertence a uma criança de oito anos, que está profundamente abalada com o desaparecimento do animal

Política

Ao lado de Nelsinho e Tereza, Marcos Pontes e mais integram comissão aos EUA

Viagem foi definida como CTEUA (Comissão Temporária Externa para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os EUA)

Cotidiano

Empresa paulista vai restaurar 466 hectares de mata nativa em MS

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) anunciou que irá plantar 767 mil mudas em Anaurilândia e Bataguassu

Polícia

Detalhe revela que marido de Vanessa estava com celular e notebook não encontrados pela polícia

Acusação vai pedir para que João responda por fraude processual por sumir com eletrônicos após matar e atear fogo na esposa e na filha