Pelo menos 18 civis, entre os quais 11 crianças, morreram hoje (2) em dois atentados em duas localidades controladas pelo regime na província de Hama, no centro da Síria, informou a agência oficial Sana.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), as localidades são Jibrine e Al Houmeiri, alauitas, minoria religiosa a que pertence o presidente sírio, Bashar Al Assad.

Na última terça-feira (29), um duplo atentado atingiu um bairro alauita em Homs, terceira cidade da Síria, deixando 100 mortos, a maioria civis.

As explosões ocorrem a um mês das eleições presidenciais de 3 de junho, que devem ser organizadas nas áreas controladas pelo regime e levar à reeleição de Assad.

A Agência Sana informou que os atentados de Hama foram praticados por dois “terroristas”, o termo utilizado pelo regime para designar os rebeldes.

“Um terrorista explodiu uma viatura no centro da localidade de Jibrine, no sudoeste da província de Hama, matando 17 civis, entre os quais 11 crianças, e ferindo mais de 50 pessoas”, acrescentou a agência, destacando que o atentado danificou vários edifícios.

O segundo atentado suicida, em Al Houmeiri, deixou um morto, de acordo com a Sana, enquanto a OSDH citou 15 mortos nesse ataque.