A empresa britânica de petróleo Royal Dutch Shell fechou acordo para reduzir sua participação no conhecido como Parque das Conchas (BC-10), vendendo participação de 23 por cento para a Qatar Petroleum International, por cerca de 1 bilhão de dólares.

A companhia, que mantém plano para acelerar venda de ativos neste ano, afirmou que manterá participação de 50 por cento e seguirá como operadora do projeto na costa brasileira. A empresa continuará a operar o projeto de 50 mil barris de óleo por dia.

Segundo a Shell, atualmente, o Parque das Conchas produz cerca de 50 mil barris de óleo equivalente (boe) por dia. Desde que entrou em operação em 2009, já produziu mais de 80 milhões de boe.

No início de janeiro, a Shell vendeu uma participação em um projeto de gás para a Western Australia por 1,14 bilhão de dólares, como parte de seu esforço para melhorar o retorno sobre investimento, dias após ter emitido um alerta sobre o lucro do quarto trimestre.

A QPI, unidade global da Qatar Petroleum, que é a maior exportadora de gás natural liquefeito do mundo, tem até o momento feito uma expansão limitada internacionalmente, mas o ministro de energia do país do Golfo disse à Reuters em outubro que a companhia quer ampliar seu alcance.

A Shell afirmou que a conclusão da venda está sujeita à aprovação regulatória da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica ().

A companhia deve divulgar seus resultados do quarto trimestre na quinta-feira.