Série A do Campeonato Estadual de Futebol tem início amanhã com 14 clubes

A bola volta a rolar nos gramados sul-mato-grossenses a partir deste sábado (18), a partida entre Comercial e Misto, que será disputada no Morenão às 16h, dá início a 36ª edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense de futebol. A fórmula do torneio é a mesma conhecida pelo torcedor e vem se repetindo há 5 anos, a única […]
| 17/01/2014
- 19:41
Série A do Campeonato Estadual de Futebol tem início amanhã com 14 clubes

A bola volta a rolar nos gramados sul-mato-grossenses a partir deste sábado (18), a partida entre Comercial e Misto, que será disputada no Morenão às 16h, dá início a 36ª edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense de futebol. A fórmula do torneio é a mesma conhecida pelo torcedor e vem se repetindo há 5 anos, a única mudança é que este ano quatro equipes serão rebaixadas, o que promete elevar o nível da disputa entre as equipes do estado. Com isso, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul espera ter em 2016, dez clubes na elite do estadual.

O estadual 2014 também marca o retorno do Ubiratan, três vezes campeão estadual, à elite do futebol sul-mato-grossense depois de 10 anos afastado das atividades profissionais. O clube de garantiu o acesso no ano passado juntamente com o .

Quem defende o título, é o CENE que se sagrou campeão no ano passado após vencer os dois jogos da final contra o Naviraiense.

 

Sistema de disputa

Na primeira fase, as 14 agremiações são divididas em dois grupos de sete clubes cada. Jogam em turno e returno dentro das chaves, classificando-se para a segunda fase os quatro primeiros colocados de cada chave. Os dois últimos colocados de cada grupo são rebaixados para a Série B de 2015. Na segunda fase, os oito clubes classificados se enfrentam em jogos eliminatórios de ida e volta, classificando-se para a semifinal os vencedores dos confrontos.

Na semifinal, também acontece jogos de ida e volta eliminatórios, e os dois vencedores se classificam para a final. Os finalistas jogam em ida e volta, e em caso de resultados iguais após os dois jogos, o título é decidido através dos critérios de desempate. O campeão será o representante de Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro da Série D de 2015, cabendo ainda ao vice-campeão a segunda vaga para a Copa do Brasil de 2015.

 

Veja também

Confira o filme publicitário comemorativo dos 46 anos de MS, com narração do cantor Paulo Simões, compositor de "Trem do Pantanal"

Últimas notícias