Pular para o conteúdo
Geral

Senado usa meme do Batman para ‘puxar orelha’ de quem espalha mentiras no Facebook

A página do Senado no Facebook usou nesta terça-feira (10) um meme famoso entre os internautas para alertar a população sobre a veiculação de notícias mentirosas envolvendo projetos votados. Na imagem publicada, o super-herói Batman aparece dando um tapa no rosto de seu colega Robin por este afirmar que foi aprovado no Senado um suposto projeto […]
Arquivo -

A página do Senado no Facebook usou nesta terça-feira (10) um meme famoso entre os internautas para alertar a população sobre a veiculação de notícias mentirosas envolvendo projetos votados.

Na imagem publicada, o super-herói Batman aparece dando um tapa no rosto de seu colega Robin por este afirmar que foi aprovado no Senado um suposto projeto que instituía a bolsa-prostituição.

Segundo a assessoria do Senado, a intenção é fazer com que as pessoas se preocupem em checar a veracidade da notícia antes de publicá-la e encontraram no meme uma forma divertida, mas ao mesmo tempo educativa para fazer isso.

“Para fazer um alerta sobre a distribuição de notícias falsas, buscamos um meme que fosse popular na internet e que tivesse a característica de “chamar a pessoa para a realidade”, com objetivo de esclarecer a população sobre a importância de checar todas as informações antes de disseminá-las. A finalidade é educativa e noticiosa. A ideia também foi usar uma linguagem moderna e adequada ao meio”.

O desenho original, publicado na revista World’s Finest de 1965 segundo o site ”Know Your Meme”, sugeria uma ”realidade alternativa” para a história original do homem-morcego, mas o tapa de Batman em Robin acabou servindo para as pessoas extravasarem broncas e fazerem piadas com situações do cotidiano.

Questionada a respeito dos direitos autorais da imagem utilizada, a assessoria avalia que “o caso se encaixa no conceito de fair use: uso de uma parte pequena da obra para fins não lucrativos e com objetivo educacional“.

 

Polêmico projeto

De acordo com o boato uma proposta polêmica, de autoria da senadora Maria Rita, do Partido dos Trabalhadores teria sido aprovada por maioria de votos. O projeto de lei previa um auxílio de R$ 2 mil mensais para garotas de programa.

O objetivo da bolsa seria dar às mulheres a possibilidade de ter uma vida mais digna e dar mais qualidade ao atendimento, já que a mulher teria possibilidade de frequentar academias e fazer tratamentos estéticos.

No texto que circula por redes sociais, há a informação de que a revista Veja deu a matéria no dia 18 de novembro de 2013.

(Matéria editada as 13h10 para correção de informações)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional