Pular para o conteúdo
Geral

Segundo Jacini, MS reduziu criminalidade e tem resolução de homicídios a frente dos EUA

Durante a reunião bimestral de metas da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul (Sejusp), que ocorreu na última sexta-feira (21), Wantuir Jacini valorizou os números alcançados no Estado em 2012 e 2013. O secretário afirmou na Academia de Polícia Civil (Acadepol), local do evento, que a criminalidade diminuiu […]
Arquivo -

Durante a reunião bimestral de metas da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul (Sejusp), que ocorreu na última sexta-feira (21), Wantuir Jacini valorizou os números alcançados no Estado em 2012 e 2013. O secretário afirmou na Academia de Polícia Civil (Acadepol), local do evento, que a criminalidade diminuiu em número, e também na resolução de homicídios. Ele afirmou que a estatística local é superior a várias regiões do Brasil, melhor até que a média atingida nos Estados Unidos.

“O Estado cumpriu a meta estabelecida que é de 6 a 8% e nós conseguimos reduzir de forma significativa a violência e a criminalidade tanto na Capital, como no interior do Estado. Quando o assunto é resolução de homicídios o Estado está não só a frente dos outros estados brasileiros, onde a média de elucidações é inferior a 30%, mas de países desenvolvidos como o Estados Unidos”, disse Jacini que informou a taxa de esclarecimento norte-americana em 65%.

Mato Grosso do Sul é um dos estados brasileiros que mais esclarece crimes, de acordo com dados do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). No ano passado dos 505 crimes contra a vida cometidos no Estado, 342 foram esclarecidos e 135 acusados foram presos ou apreendidos em flagrante. Um índice de elucidação de 67,7%. Em o esclarecimento de crimes é ainda maior e chega a 68,5%.

Um total de 17.862 pessoas foram presas em Mato Grosso do Sul em 2013, sendo 11.376 maiores presos em flagrante e 821 menores apreendidos em flagrante, 5.284 porque possuíam em aberto mandado de prisão expedido pela justiça e 381 menores foram apreendidos por determinação judicial.

Na Capital foram 7.044 prisões, 4.070 maiores presos e 315 menores apreendidos em flagrante, 2.483 por mandado de prisão e 176 adolescentes por força de mandado de busca e apreensão. Em 2012 o total de prisões em Mato Grosso do Sul foi de 16.233 e na Capital de 6.710.

Crimes contra a vida

Conforme os números apresentados na manhã desta sexta-feira, os crimes com resultado morte, por exemplo, nos quais estão incluídos homicídios dolosos, homicídios culposos no trânsito, lesão corporal seguida de morte e roubo seguido de morte tiveram redução significativa no último ano. Em todo o Estado no ano de 2012 foram registrados 1.054 crimes com resultado morte, tendo esse número caído para 937 em 2013, uma redução de 11,1%.

Em Campo Grande essa redução foi ainda maior e atingiu 16,5%. Em 2012 a Capital registrou 242 crimes com resultado morte, tendo o número caído para 202 em 2013. “Claro que o que o nosso desejo seria zero de violência, mas os números reduziram significativamente, graças ao trabalho das polícias, aos investimentos em segurança e pessoal e temos que comemorar”, enfatiza o secretário.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
joao gomes show em campo grande

Após dormir em aeroporto, João Gomes se pronuncia sobre show em Campo Grande: ‘primeiramente’

Lula assina MP com isenção para taxímetros e assiste filme nacional nesta segunda-feira, 14

luis henrique tapa em joao pedro

Final do Mundial tem confusão generalizada pós-jogo e tapa de Luis Enrique em João Pedro

Quais times estão confirmados no Mundial de Clubes de 2029? Veja lista

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Ministério Público Eleitoral investiga troca de esterco por voto em eleição extra do município de Bandeirantes

Últimas Notícias

Polícia

Motorista que afundou com carro no Rio Paraguai trabalhava em obra de Porto Murtinho

Corpo foi encontrado há aproximadamente 12 metros da margem e 6 metros de profundidade

Esportes

Corinthians desperdiça ‘caminhão’ de chances, leva gol no último lance e perde do Bragantino

Com o resultado, o Corinthians cai para a 11ª posição, com 16 pontos

MidiaMAIS

‘Queria ser a primeira, e fui’: fã faz loucura para ver João Gomes em Campo Grande

Show de João Gomes na Capital é realização de sonho para admiradores

Le Blog Maria Antonia

Sinner derruba Alcaraz e vence Wimbledon pela primeira vez

O italiano Jannik Sinner surpreendeu o espanhol e atual campeão Carlos Alcaraz por 4-6, 6-4, 6-4, 6-4. Esta é sua primeira vitória em um Grand Slam em Wimbledon, mas ele já possui outros três títulos , o Australian Open de 2024, o US Open de 2024 e o Australian Open de 2025. Fotos: Reprodução/ Rede … Continued