A briga pelo mercado de smartphones ganhou um novo capítulo. Uma pesquisa recente da consultoria Gartner confirmou que os celulares da Samsung superaram em vendas os celulares da Apple no mundo. Os aparelhos da empresa sul coreana foram comprados por 300 milhões de pessoas, quase o dobro das vendas da Apple – 150 milhões.

Com isso, a Samsung absorve uma fatia de 31% do mercado, enquanto a Apple tem 16%. A pesquisa ainda chama a atenção para o crescimento de duas companhias, a Huawei, que vendeu 16 milhões de aparelhos e mantém a terceira posição; e a Lenovo, que começou a sua operação de vendas dos smartphones recentemente e já atingiu a quarta posição com a venda de 13 milhões de celulares.

Outro dado da pesquisa mostra que as vendas de smartphones já superam os celulares convencionais com 968 milhões de unidades vendidas, 54% acima. Somando os dois tipos de aparelhos, smartphones e celulares convencionais, a Samsung mantém a liderança do mercado com 444 milhões de vendas e uma fatia do mercado de 25%; a Nokia – com fraco desempenho entre os smartphones – aparece em seguida, com 251 milhões de aparelhos vendidos e 14% do mercado; e a Apple aparece na terceira colocação, com seus 150 milhões de aparelhos e 8% do setor.

A situação também é confortável para outro gigante do mercado de tecnologia, o Google, quando é feita comparação entre os sistemas operacionais iOS (Apple) e Android (Google); o Android possui 78% do mercado, com 759 milhões de celulares vendidos; enquanto o iOS possui os mesmos 150 milhões. Em terceiro aparece a Mircosoft, 30 milhões de celulares foram vendidos com seu sistema operacional Windows Phone.