Pular para o conteúdo
Geral

Saldo de empregos é positivo pelo terceiro ano consecutivo em Corumbá

Ao final do ano passado, o saldo do mercado de trabalho corumbaense apresentou resultado positivo de contratações formais. Foi o terceiro ano seguido que as admissões superaram as demissões no município, segundo um levantamento elaborado pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SMIC). De acordo com o Diário Corumbaense, o balanço atingiu esse cenário apesar do mês […]
Arquivo -

Ao final do ano passado, o saldo do mercado de trabalho corumbaense apresentou resultado positivo de contratações formais. Foi o terceiro ano seguido que as admissões superaram as demissões no município, segundo um levantamento elaborado pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SMIC).

De acordo com o Diário Corumbaense, o balanço atingiu esse cenário apesar do mês de dezembro de 2013 ter registrado uma retração nos empregos formais. A perspectiva levou em consideração os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Somente contabilizando os números de dezembro, registrou um total de 322 admissões formais e 370 demissões. O que dá saldo negativo de 48 postos de trabalho no mês passado. Contundo, de janeiro a dezembro de 2013, foram admitidas 5.880 pessoas com carteira assinada e dispensadas 5.787, gerando um saldo positivo de 93 novos postos de trabalho.

Embora menor que os dois últimos anos, pela terceira vez consecutiva a economia corumbaense fecha o ano com números favoráveis na balança entre contratações e demissões. Em 2011 o saldo final foi de 732 postos de trabalho – o melhor em cinco anos – e em 2012 o balanço indicou 578 vagas remanescentes.

Mais de 1,3 mil demissões espontâneas

Das mais de 5,7 mil demissões ocorridas em todo o ano passado nos oito setores econômicos pesquisados pelo Caged, o Observatório do Mercado de Trabalho identificou, entre os números mais relevantes, que 3.151 foram dispensados sem justa causa e 53 demitidos por justa causa; 1.377 pediram demissão espontaneamente; 8  deixaram o serviço por aposentadoria e houve 21 mortes.

Já os 5,8 mil contratados com carteira assinada se dividiram da seguinte maneira, elencados os mais expressivos: 732 conseguiram o primeiro emprego; 4.347 foram reinseridos no mercado – o chamado reemprego – e 80 por início de trabalho por conta de contrato com prazo determinado.

O Observatório do Mercado de trabalho – que em janeiro chegou a sua quarta edição – é um boletim mensal que busca passar uma lupa na economia corumbaense, no que tange a contratações e demissões formais, para traçar estratégias de atuação do Município.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cepol

Homem é espancado por grupo com barra de ferro e socorrido com traumatismo craniano em Campo Grande 

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Últimas Notícias

Polícia

Polícia investiga abuso contra menina após descoberta de caderno em casa de MS

Família se mudou de cidade e caderno foi deixado para trás

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Kassab já articula lançar Tarcísio candidato a presidente pelo PSD, com Ciro Nogueira de vice

Próprio Kassab disputaria o Governo de São Paulo

Bastidores

[ BASTIDORES ] Tarifaço sobrou até para Napoleão Bonaparte

Parlamentar comparou situação com relação de Dom João VI e líder francês

Polícia

Filhotes de cachorro são resgatados após serem abandonados em cova de cemitério em MS

Foram resgatados 13 filhotes de cachorro