Geral

Rússia faz lançamento de teste com míssil estratégico

Um lançamento de teste de míssil balístico intercontinental russo Topol foi feito nesta terça-feira, com sucesso, da região de Astrakhan (sul), anunciou uma autoridade do Ministério russo da Defesa. “A ogiva de lançamento do míssil destruiu seu alvo sobre o polígono de Sary-Chagan, no Cazaquistão”, país da Ásia Central fronteiriço com a Rússia, informou esse […]

Arquivo Publicado em 04/03/2014, às 22h20

None

Um lançamento de teste de míssil balístico intercontinental russo Topol foi feito nesta terça-feira, com sucesso, da região de Astrakhan (sul), anunciou uma autoridade do Ministério russo da Defesa.

“A ogiva de lançamento do míssil destruiu seu alvo sobre o polígono de Sary-Chagan, no Cazaquistão”, país da Ásia Central fronteiriço com a Rússia, informou esse funcionário de Moscou, segundo a agência de notícias Interfax.

O funcionário russo afirmou que um míssil RS-12M Topol foi disparado do polígono de Kapustin Iar, que fica próximo de Volgogrado. Esse artefato é capaz de furar uma defesa antimíssil, de acordo com a mesma fonte.

O Topol RS-12M tem alcance de cerca de 10 mil quilômetros e massa de decolagem de 45,1 toneladas. Pode ser equipado com uma ogiva nuclear de 550 quilotons. Fácil de operar, o projétil pode ser lançado com a ajuda de rampas móveis estacionárias.

A última vez que a Rússia testou um míssil desse tipo foi em 28 de dezembro passado.

De acordo com um oficial da Defesa dos Estados Unidos, que pediu para não ser identificado, o governo americano foi alertado sobre esse lançamento no início desta semana.

“Fomos notificados desse teste no início dessa semana. Não é inesperado”, afirmou a fonte consultada pela AFP.

Jornal Midiamax