Pular para o conteúdo
Geral

Rodman se desculpa por frase e vai esquiar em resort de líder norte-coreano

O ex-jogador de basquete norte-americano Dennis Rodman deve visitar nesta quinta-feira uma estação de esqui norte-coreana, possivelmente na companhia do ditador Kim Jong-un, depois que a assessoria dele divulgou uma nota pedindo desculpas em nome de Rodman por comentários a respeito de um cidadão dos EUA preso por Pyongyang. Uma fonte familiarizada com o itinerário […]
Arquivo -

O ex-jogador de basquete norte-americano Dennis Rodman deve visitar nesta quinta-feira uma estação de esqui norte-coreana, possivelmente na companhia do ditador Kim Jong-un, depois que a assessoria dele divulgou uma nota pedindo desculpas em nome de Rodman por comentários a respeito de um cidadão dos EUA preso por Pyongyang.

Uma fonte familiarizada com o itinerário de Rodman disse, sob anonimato, que o ex-atleta de 52 anos, estava em um helicóptero com destino à luxuosa estação de esqui construída pelo líder local. Não ficou claro se Kim estava com Rodman no voo.

Esta é a quarta visita de Rodman à Coreia do Norte, e ele está sendo criticado por ativistas de direitos humanos e pela família do missionário norte-americano Kenneth Bae depois de insinuar, numa entrevista cheia de palavrões, que Bae –e não as autoridades norte-coreanas– era o responsável por sua própria prisão.

Bae, de 45 anos, foi preso em 2012 quando comandava um grupo de visitantes no norte do país asiático. Ele foi condenado a 15 anos de prisão, sob a acusação de estar usando as visitas turísticas como fachada para desestabilizar o regime.

Em nome de Rodman, um empresa de relações públicas divulgou nota dizendo que o ex-jogador pedia desculpas pelos comentários, e que a entrevista havia sido concedida sob efeito do álcool, após um dia estressante.

“Quero pedir desculpas, assumo total responsabilidade”, disse a nota, citada pela CNN, emissora à qual a entrevista polêmica foi concedida. “Constrangi muita gente. Lamento muito. A esta altura eu já deveria saber não fazer declarações políticas. Realmente lamento.”

Terri Chung, irmã do missionário preso, disse que Rodman deveria usar seu acesso ao líder norte-coreano para sair em defesa de Bae, em vez de “atirar acusações ultrajantes”. “Ele está jogando com a vida do meu irmão”, disse Chung.

Na quarta-feira, Rodman puxou o “Parabéns a Você” para o líder, durante uma partida-exibição de basquete em Pyongyang, na presença de Kim e da sua jovem esposa.

A imprensa estatal norte-coreana disse que Rodman organizou o jogo como presente de aniversário para Kim, confirmando assim, pela primeira vez, a data de nascimento do líder. Acredita-se que ele tenha 31 anos.

O jornal oficial Rodong Sinmun dedicou sua capa de quinta-feira à cobertura do jogo, com fotos de Kim sentado e rindo com Rodman.

“Dennis Rodman disse ter ficado transbordando de felicidade e com os olhos marejados ao encontrar novamente o Querido e Respeitado Marechal”, disse o jornal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores

Revoltados com vizinho, confusão tem casa incendiada e tiros na região da Nasser

Confira o trajeto feito pela aeronave pilotada por fazendeiro morto em queda no Pantanal de MS

Professores da Reme se reúnem em assembleia para avaliar proposta do novo piso salarial

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro morre após aeronave cair no Pantanal em Mato Grosso do Sul

Presidente da Câmara, Papy deve R$ 99 mil de IPTU para a Prefeitura de Campo Grande

maicon nogueira cpi vereador

CPI do Consórcio: com voto separado, Maicon pede intervenção na concessão dos ônibus na Capital

Justiça condena ex-prefeito por fazer papel de ‘salvador do povo’ com dinheiro público

Últimas Notícias

Esportes

Bahia derrota Atlético-MG e avança na Copa do Brasil Feminina

Garantiu a classificação para as quartas de final

Polícia

Alegando dificuldades financeiras, jovens decidem por aborto e ocultação de feto

Casal decidiu interromper a gestação

Brasil

Câmara aprova texto que dificulta denúncia criminal contra parlamentar

O texto-base, que dependia de 308 votos para avançar

Cotidiano

Parte de aeronave desprendeu antes da queda que matou fazendeiro

Peça chamada profundor, que faz parte da cauda