Pular para o conteúdo
Geral

Rodman se desculpa por frase e vai esquiar em resort de líder norte-coreano

O ex-jogador de basquete norte-americano Dennis Rodman deve visitar nesta quinta-feira uma estação de esqui norte-coreana, possivelmente na companhia do ditador Kim Jong-un, depois que a assessoria dele divulgou uma nota pedindo desculpas em nome de Rodman por comentários a respeito de um cidadão dos EUA preso por Pyongyang. Uma fonte familiarizada com o itinerário […]
Arquivo -

O ex-jogador de basquete norte-americano Dennis Rodman deve visitar nesta quinta-feira uma estação de esqui norte-coreana, possivelmente na companhia do ditador Kim Jong-un, depois que a assessoria dele divulgou uma nota pedindo desculpas em nome de Rodman por comentários a respeito de um cidadão dos EUA preso por Pyongyang.

Uma fonte familiarizada com o itinerário de Rodman disse, sob anonimato, que o ex-atleta de 52 anos, estava em um helicóptero com destino à luxuosa estação de esqui construída pelo líder local. Não ficou claro se Kim estava com Rodman no voo.

Esta é a quarta visita de Rodman à Coreia do Norte, e ele está sendo criticado por ativistas de direitos humanos e pela família do missionário norte-americano Kenneth Bae depois de insinuar, numa entrevista cheia de palavrões, que Bae –e não as autoridades norte-coreanas– era o responsável por sua própria prisão.

Bae, de 45 anos, foi preso em 2012 quando comandava um grupo de visitantes no norte do país asiático. Ele foi condenado a 15 anos de prisão, sob a acusação de estar usando as visitas turísticas como fachada para desestabilizar o regime.

Em nome de Rodman, um empresa de relações públicas divulgou nota dizendo que o ex-jogador pedia desculpas pelos comentários, e que a entrevista havia sido concedida sob efeito do álcool, após um dia estressante.

“Quero pedir desculpas, assumo total responsabilidade”, disse a nota, citada pela CNN, emissora à qual a entrevista polêmica foi concedida. “Constrangi muita gente. Lamento muito. A esta altura eu já deveria saber não fazer declarações políticas. Realmente lamento.”

Terri Chung, irmã do missionário preso, disse que Rodman deveria usar seu acesso ao líder norte-coreano para sair em defesa de Bae, em vez de “atirar acusações ultrajantes”. “Ele está jogando com a vida do meu irmão”, disse Chung.

Na quarta-feira, Rodman puxou o “Parabéns a Você” para o líder, durante uma partida-exibição de basquete em Pyongyang, na presença de Kim e da sua jovem esposa.

A imprensa estatal norte-coreana disse que Rodman organizou o jogo como presente de aniversário para Kim, confirmando assim, pela primeira vez, a data de nascimento do líder. Acredita-se que ele tenha 31 anos.

O jornal oficial Rodong Sinmun dedicou sua capa de quinta-feira à cobertura do jogo, com fotos de Kim sentado e rindo com Rodman.

“Dennis Rodman disse ter ficado transbordando de felicidade e com os olhos marejados ao encontrar novamente o Querido e Respeitado Marechal”, disse o jornal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vampetaço

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

defensoria pública

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

cpi hospitais

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

O Alviverde saiu na frente com um gol de Facundo Torres, mas Chico da Costa empatou a partida para o Mirassol

Política

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Deputado diz que os americanos precisam dos produtos brasileiros e acredita que a situação será resolvida

Esportes

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Agora o Brasil folga na próxima rodada, e volta a entrar em ação pela competição apenas na terça-feira

Polícia

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Crime aconteceu na noite desta quarta-feira, em Pedro Juan Caballero