Roberto Carlos, 72 anos, deu início seu anual cruzeiroEmoções em Alto Mar no sábado (8). Neste domingo (9), o cantor conversou com a imprensa presente com o navio atracado em Búzios, no Rio de Janeiro. Sem fugir de assuntos polêmicos, Roberto Carlos abordou tranquilamente temas como a exibição do primeiro beijo gay em uma novela da e as biografias não-autorizadas.

Além de jornalistas, o evento ainda contou com cerca de 400 fãs que foram sorteados para participar da entrevista coletiva e deram um tom – como esperado – fanático para as respostas do músico.

Sobre o episódio das biografias, lembrando o da publicação de Paulo César Araújo que foi retirado das lojas após uma intervenção jurídica movida pelo cantor, ele enfatizou: “ninguém vai contar a minha história melhor que eu”. Roberto Carlos afirmou que fará uma biografia e já começou o processo de gravação de depoimentos, mas não revelou datas e nem quem ficará encarregado de escrever o livro.

“A grande questão da biografia é equilibrar o direto da privacidade e a liberdade de expressão. É importante que isso seja solucionado de uma forma que uma coisa não prejudique a outra. É importante que se tenha muito cuidado”, afirmou. “Hoje em dia já concordo com a biografia não-autorizada, desde que ela respeite esses dois itens”, finalizou.

Livro “salgado” e Las Vegas

Roberto Carlos ainda anunciou que fará um show em Las Vegas em 2014, assim como fez em 2011 com o especial de Jerusalém. Ele também confirmou o lançamento de um livro de fotos com a Editora Toriba. Inicialmente planejado para 2009, a publicação é limitada e só terá 3 mil cópias e nenhuma reedição. O preço? R$ 4 mil.

TOC

Ao chegar no teatro preparado para a entrevista coletiva, Roberto Carlos brincou com seu transtorno obsessivo-compulsivo, lembrando da sua preferência pela cor azul. “Quero dizer que estou bem melhor do TOC. Estou sentado em uma cadeira roxa. Ninguém me avisou nada”, disse aos risos. “A próxima vai ser marrom”.

Beijo gay

Roberto Carlos foi questionado para dar sua posição sobre o beijo gay realizado no último capítulo da novela Amor à Vida, da TV Globo, o primeiro registro exibido pela emissora. O cantor foi direto: “pessoas que se amam beijam na boca”. “Os gays têm direito à essa alegria e essa felicidade porque isso não casa mal a ninguém. Todo ser humano merece esse direito. Faz parte da vida. Pessoas que se amam, se beijam na boca”.

Vida amorosa

O cantor se esquivou somente na hora de falar sobre sua vida amorosa, assunto que sempre surge em suas entrevistas. “Não estou namorando”, disse de forma efusiva, para depois dar uma abertura para risadas. “Namoraaaaando, não”, finalizou.