Pular para o conteúdo
Geral

Religiosos discutem Quinta Gospel depois de Fundac proibir ‘tecnomacumba’ no evento

Depois que uma cantora ligada ao candomblé e umbanda não foi aceita entre os artistas que se apresentam no Projeto Quinta Gospel, realizado pela Fundac (Fundação Municipal de Cultura), a natureza do evento gerou polêmica entre vereadores e nas redes sociais. A diretora-presidente da Fundac, Juliana Zorzo, disse que a proposta da cantora, autora do […]
Arquivo -

Depois que uma cantora ligada ao candomblé e umbanda não foi aceita entre os artistas que se apresentam no Projeto Quinta Gospel, realizado pela Fundac (Fundação Municipal de Cultura), a natureza do evento gerou polêmica entre vereadores e nas redes sociais.

A diretora-presidente da Fundac, Juliana Zorzo, disse que a proposta da cantora, autora do álbum ‘Tecnomacumba’, não poderia fazer parte da Quinta Gospel. Segundo ofício enviado para a cantora, o trabalho dela ‘foge da proposta do evento, destinado ao público evangélico cristão’. Teve gente que discordou.

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra gospel designa ‘canto da comunidade negra dos EUA, associado aos cultos evangélicos e à devoção popular, caracterizado por uma melodia e harmonia simples, mescladas com elementos de música folclórica e do blues’.

Já a professora de português Fabiane Martins acha que o sentido da palavra se expandiu. “Hoje em dia é utilizada como sinônimo de culto e se refere à parte religiosa”, assegura.

Praticantes dos cultos de origem africana aproveitam o episódio para reclamar do tratamento diferenciado. Para a presidente da Federação das Religiões de Matriz Africana de Mato Grosso do Sul, Zilá Dutra, a situação reflete ‘pura discriminação’. “Os vereadores têm que legislar para todos”, reclama.

Ainda segundo a presidente, o questionamento é se a Quinta Gospel é um projeto de cultura ou religioso. “Se é um evento cultural, porque não inserir outra cultura? Se é religioso, está errado, pois o Estado não pode bancar uma coisa para uma determinada religião apenas”, pontua.

Para o pastor Rogério Brandão, da Igreja Nova Jerusalém, no Bairro Coronel Antonino, o Projeto Quinta Gospel, da forma como foi concebido, traz referência e jargões utilizados em comunidades evangélicas e fica difícil desassociá-lo.

“Fica confuso, pois o projeto inspira movimentos evangélicos e não católicos ou carismáticos. Antes, então, a proposta deveria ser ecumênica, uma vez que se tem o uso de verba pública e estamos em um país laico”, ponderou.

O padre católico Roberto Claudiano, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de  diz acreditar que a expressão ‘Gospel’ é vinculada à religião evangélica. “É mais utilizado no meio evangélico, entre os católicos a expressão é mais difícil de ser ouvida”, pontua.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional