Pular para o conteúdo
Geral

Religiosos discutem Quinta Gospel depois de Fundac proibir ‘tecnomacumba’ no evento

Depois que uma cantora ligada ao candomblé e umbanda não foi aceita entre os artistas que se apresentam no Projeto Quinta Gospel, realizado pela Fundac (Fundação Municipal de Cultura), a natureza do evento gerou polêmica entre vereadores e nas redes sociais. A diretora-presidente da Fundac, Juliana Zorzo, disse que a proposta da cantora, autora do […]
Arquivo -

Depois que uma cantora ligada ao candomblé e umbanda não foi aceita entre os artistas que se apresentam no Projeto Quinta Gospel, realizado pela Fundac (Fundação Municipal de Cultura), a natureza do evento gerou polêmica entre vereadores e nas redes sociais.

A diretora-presidente da Fundac, Juliana Zorzo, disse que a proposta da cantora, autora do álbum ‘Tecnomacumba’, não poderia fazer parte da Quinta Gospel. Segundo ofício enviado para a cantora, o trabalho dela ‘foge da proposta do evento, destinado ao público evangélico cristão’. Teve gente que discordou.

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra gospel designa ‘canto da comunidade negra dos EUA, associado aos cultos evangélicos e à devoção popular, caracterizado por uma melodia e harmonia simples, mescladas com elementos de música folclórica e do blues’.

Já a professora de português Fabiane Martins acha que o sentido da palavra se expandiu. “Hoje em dia é utilizada como sinônimo de culto e se refere à parte religiosa”, assegura.

Praticantes dos cultos de origem africana aproveitam o episódio para reclamar do tratamento diferenciado. Para a presidente da Federação das Religiões de Matriz Africana de Mato Grosso do Sul, Zilá Dutra, a situação reflete ‘pura discriminação’. “Os vereadores têm que legislar para todos”, reclama.

Ainda segundo a presidente, o questionamento é se a Quinta Gospel é um projeto de cultura ou religioso. “Se é um evento cultural, porque não inserir outra cultura? Se é religioso, está errado, pois o Estado não pode bancar uma coisa para uma determinada religião apenas”, pontua.

Para o pastor Rogério Brandão, da Igreja Nova Jerusalém, no Bairro Coronel Antonino, o Projeto Quinta Gospel, da forma como foi concebido, traz referência e jargões utilizados em comunidades evangélicas e fica difícil desassociá-lo.

“Fica confuso, pois o projeto inspira movimentos evangélicos e não católicos ou carismáticos. Antes, então, a proposta deveria ser ecumênica, uma vez que se tem o uso de verba pública e estamos em um país laico”, ponderou.

O padre católico Roberto Claudiano, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de  diz acreditar que a expressão ‘Gospel’ é vinculada à religião evangélica. “É mais utilizado no meio evangélico, entre os católicos a expressão é mais difícil de ser ouvida”, pontua.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grande incêndio em vegetação ocorre ao lado de rancho de laçada de cavalo

Incêndio de grandes proporções atinge área de mata Nova Lima

Campo Grande tem mais de 1,1 mil inscritos para desconto na compra da casa própria

Poste pega fogo e moradores ficam sem energia na Vila Olinda

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira licenciamento ônibus

Maicon desmente unanimidade em relatório da CPI do Consórcio e prepara novo documento

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

Táxi fica 15% mais caro em Campo Grande a partir deste sábado; confira novos valores

Últimas Notícias

Brasil

Portaria cria comitê para organizar Copa do Mundo feminina de 2027

Estabelecer uma estrutura de governança interministerial

Polícia

Operação contra associação criminosa apreende seis veículos adulterados

A investigação se iniciou em fevereiro de 2025

Economia

Preços dos combustíveis ficam estáveis na semana de 7 a 12 de setembro, mostra ANP

O preço médio do botijão de GLP de 13 kg fechou a semana a R$ 107,82

Polícia

VÍDEO: helicóptero da polícia sobrevoa Campo Grande em operação contra crimes

Há três meses, equipes do 10º BPM (Batalhão de Polícia Militar) já vêm realizando operações