A grife Ralph Lauren vai testar uma camisa capaz de medir respiração, batimentos cardíacos e mais informações sobre a saúde de quem a estiver vestindo. A empresa desenvolveu um modelo especial, chamado Polo Tech, que será utilizado pela primeira vez pelo tenista Marcos Giron, durante seus treinamentos para o US Open. O plano é de expandir a linha e levá-la ao consumidor comum até meados do ano que vem.

A camisa utiliza fibras de prata biosensitivas e sensores com a tecnologia OMSignal, que coleta dados por um pequeno dongle com acelerômetro e giroscópio, posicionado na parte lateral do corpo. O aparelhinho transmite, via Bluetooth, as informações para smartphones ou tablets que tiverem o aplicativo próprio da empresa para o monitoramento da biometria.

Além do tenista Marcos Giron, os repositores de bola nas quadras do US Open, que começou na última segunda-feira (25), também vão vestir as camisas de nylon que marcam a entrada da Ralph Lauren no mundo da tecnologia vestível. Segundo David Lauren, filho do designer Ralph Lauren, a ideia da empresa não a é de levar a tecnologia para sua área de atuação, aplicando-a à vida normal dos usuários. “Você está só colocando uma camisa”, disse, em entrevista ao The New York Times.

Após os testes, a empresa definirá a data de lançamento do modelo. Segundo o jornal americano, no primeiro semestre de 2015, além das camisas esportivas, a Ralph Lauren também venderá os modelos clássicos, de botão, com a tecnologia. Os preços e a disponibilidade internacional dos produtos ainda não foram revelados.