O projeto social “Karate ao Alcance de Todos”, fundado há 20 anos, ganhou destaque com um atleta que recebeu medalha de campeão mundial de Toeikan Karate, no campeonato disputado no último domingo (14) em Guararema (SP).

O jovem Cristofer Oriz Lacerda, de 18 anos, treina há sete anos e se tornou um dos colaboradores, repassando o que aprendeu com o mestre e responsável pelo projeto, Marcos Ribeiro, de 58 anos. “É uma grande honra quando vemos os nossos atletas se superando e obtendo essas conquistas”, declarou o professor.

Com cinco extensões localizadas nas periferias da Capital, o projeto atende diretamente 125 atletas e outros 171 na Associação de Moradores do Bairro Paulo Coelho Machado, Escola Municipal Oneida Ramos, no Jardim Campo Verde, Escola Estadual Professora Zelia Quevedo Chaves no Parque Residencial Iracy Coelho Netto, em um centro cultural no Jardim das Meninas e na Associação de Moradores do Rouxinóis.

Ao todo são 296 atletas e a maioria treina sem nenhum custo. Nos centros de treinamento do Bairro Rouxinóis, Paulo Coelho Machado e na Escola Municipal Oneida Ramos, os alunos colaboram com taxas que variam entre R$ 10,00 e R$ 15,00. O valor pago ajuda na manutenção do local e locomoção dos professores.

“Não recebemos incentivo do poder público, mas temos alguns amigos, patrocinadores, que ajudam a custear o nosso trabalho. Muitos alunos não têm condições de comprar o quimono para treinar e precisamos dar esse suporte, além disso, temos gastos com tatame, manutenção do espaço de treinamento, locomoção dos professores e a alimentação, afinal, precisamos que o atleta esteja bem para que possa se dedicar aos treinos”, ressaltou.

Segundo o mentor do projeto, o principal objetivo é atender crianças e adolescentes da periferia. “Queremos tirar os jovens da ociosidade. Ocupar o tempo com o esporte ajuda na disciplina e desenvolvimento das crianças e adolescentes”, destacou.

Aposentado, Ribeiro não depende do esporte para sobreviver, mas necessita de ajuda para manter o projeto funcionando. De acordo com o professor, um dos principais desafios enfrentados pelos atletas é a falta de incentivo financeiro. “Sem apoio, sem recurso, muitos acabam desistindo do esporte. Infelizmente essa é uma realidade enfrentada por muitos”, lamentou.

Pensando no futuro do atleta destaque do último 2º Toeikan Karate World Cup, Ribeiro inscreveu Cristofer no Fundo de Amparo ao Esporte. “Esperamos que ele consiga algum recurso para que possa continuar representando nosso Estado, o nosso País”, enfatizou.

Os interessados em apoiar o projeto podem procurar o professor responsável na sede do “Karate ao Alcance de Todos”, que fica na Rua Bom Jesus, nº 584, na Vila Nogueira em Campo Grande.