Pular para o conteúdo
Geral

Projeto quer aulas de período integral em todas as séries nas escolas estaduais de MS

Um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) foi apresentado na sessão desta terça-feira (08) na Assembleia Legislativa para que, se sancionado, transforme todas as escolas públicas estaduais para tempo integral. Segundo o autor do projeto, deputado estadual Felipe Orro (PDT), a mudança será gradual, visto as condições do Estado em custear. “Vai avançando a cada ano, […]
Arquivo -

Um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) foi apresentado na sessão desta terça-feira (08) na Assembleia Legislativa para que, se sancionado, transforme todas as escolas públicas estaduais para tempo integral.

Segundo o autor do projeto, deputado estadual Felipe Orro (PDT), a mudança será gradual, visto as condições do Estado em custear. “Vai avançando a cada ano, até que todas as escolas funcionem em período integral. É um projeto ambicioso, mas é dever do Estado garantir educação”, afirmou.

Outro dado citado pelo deputado, no , o governador Tarso Genro regulamentou o dispositivo constitucional por lei estabelecendo um cronograma para transformar, até 2020, metade das escolas em tempo integral.

Em todo o Brasil, mais de 1 milhão de alunos (segundo o Censo Escolar 2013) estudam em escolas de tempo integral, tanto das redes públicas quanto particulares.

Em Mato Grosso do Sul as escolas em tempo integral ainda representam menos de 10% do total de unidades (356). O programa Mais Educação – Educação Integral, com recursos federais, começou a ser implantado em 2008 em duas escolas de : Escola Estadual Antônio Delfino Pereira e Escola Estadual Luísa Vidal Borges Daniel. Em 2009 passou para 4 unidades, em 2010 chegou a 24 e manteve esse número em 2011, e em 2012 atingiu 31 escolas. Aí parou, não houve avanço no programa em 2013 e 2014.

Atividades em tempo integral

A ideia das jornadas integrais incluem disciplinas além das regulares em salas de aula, como prevê o Programa Mais Educação do Governo Federal, como educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica e acompanhamento pedagógico.

Além disso, as crianças devem fazer quatro refeições na escola, além de poderem tomar banho ao fim do dia. O projeto ainda tramita na Assembleia Legislativa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Agrônomo de Dourados morre em acidente de carro em rodovia de Minas Gerais

Com manhã fria e tarde quente, tempo seco predomina em MS nesta terça-feira

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa  abandonada na fronteira com MS

[ BASTIDORES ] Legenda sob nova direção terá que colocar ‘cada um no seu quadrado’

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Agentes da PRF já foram avisados que em breve terão de usar câmeras corporais nos uniformes

Últimas Notícias

Brasil

PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado

Expectativa é de julgamento no STF ser realizado em setembro

Trânsito

VÍDEO: Jovem morre ao bater de frente com carro quando fazia manobras de motocicleta na MS-338

Grupo estava na rodovia fazendo manobras

Emprego e Concurso

De farmacêutico a repositor, Funsat anuncia 1,9 mil vagas nesta terça-feira

A Funsat (Fundação Social do Trabalho) anuncia 1.965 vagas de emprego para esta segunda-feira (14). Mais de 190 empresas oferecem oportunidades distribuídas entre 125 profissões, e a maioria não exige experiência para ingressar. Entre as vagas estão:  açougueiro (56), ajudante de estruturas metálicas (10), armador de montagens da Construção Civil (3), atendente de padaria (24), auxiliar de … Continued

Famosos

MC Daniel se pronuncia após ser acusado de agredir ex-noiva; entenda

MC Daniel perdeu a paciência e se pronunciou após surgirem acusações de que ele teria agredido Lorena Maria; entenda o que rolou