Pular para o conteúdo
Geral

Projeto que torna corrupção crime hediondo pode ser votado na próxima semana

Como parte do esforço concentrado que será feito na semana próxima semana para destravar a pauta de votações, a Câmara dos Deputados pode votar um projeto de lei que torna a corrupção crime hediondo. Proveniente do Senado, onde foi aprovado em junho de 2013, a proposta foi uma resposta do Parlamento às manifestações que tomaram […]
Arquivo -

Como parte do esforço concentrado que será feito na semana próxima semana para destravar a pauta de votações, a Câmara dos Deputados pode votar um projeto de lei que torna a corrupção crime hediondo. Proveniente do Senado, onde foi aprovado em junho de 2013, a proposta foi uma resposta do Parlamento às manifestações que tomaram conta do país no ano passado. Se aprovado sem alterações, o projeto vai a sanção presidencial. Se for alterado na Câmara, retorna ao Senado.

Caso o projeto seja aprovado, serão incluídos na Lei dos Crimes Hediondos (8.072/90) os delitos de corrupção ativa e passiva, peculato (apropriação pelo funcionário público de dinheiro ou qualquer outro bem móvel, público ou particular), concussão (quando o agente público exige vantagens para si ou para outra pessoa), excesso de exação (nos casos em que o agente público desvia o tributo recebido indevidamente). O projeto também torna crime hediondo o homicídio simples e suas formas qualificadas.

O projeto também altera o Código Penal para aumentar a pena desses delitos. Com isso, as penas mínimas desses crimes ficam maiores e eles passam a ser inafiançáveis. Os condenados também deixam de ter direito a anistia, graça ou indulto e fica mais difícil o acesso a benefícios como livramento condicional e progressão do regime de pena.

Com a mudança as penas para estes delitos passam a ser de quatro a 12 anos reclusão, e multa. Em todos os casos, a pena é aumentada em até um terço se o crime for cometido por agente político ou ocupante de cargo efetivo de carreira de Estado.

A lei atual determina reclusão de dois a 12 anos e multa para os delitos de corrupção ativa e passiva e de peculato. Para concussão, a pena vigente hoje é reclusão de dois a oito anos e multa. Já o excesso de exação, no caso incluído na proposta, é punido hoje com reclusão de dois a 12 anos e multa.

Segundo a Lei 8.072/90 são considerados crimes hediondos homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, latrocínio (roubo seguido de morte), extorsão qualificada pela morte, extorsão mediante sequestro e na forma qualificada, estupro, estupro de vulnerável, epidemia com resultado de morte e falsificação, corrupção, adulteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marrocos goleia Níger e é 17ª seleção na Copa do Mundo; veja lista atualizada dos classificadas

VÍDEO: fogo se alastra em vegetação na Avenida Tamandaré

Seguro-defeso do pescador artesanal terá novas regras em outubro

Motociclista morre na Santa Casa após acidente que deixou criança ferida

Notícias mais lidas agora

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

bodoquena MPMS SIGILO PROCURADOR

Procurador envia nudes para suposta adolescente e caso é investigado pela Corregedoria do MPMS

Adriane anuncia que comitê gestor irá assumir Saúde em Campo Grande

Após calor, Campo Grande registra queda de temperatura na noite desta sexta

Últimas Notícias

Esportes

Série B do Sul-Mato-Grossense tem três jogos neste final de semana

Neste sábado duelam Taveirópolis e Maracaju nas Moreninhas

Polícia

Vendedor de plano de internet invade casa e tenta abusar adolescente

Foi preso por invadir e tentar abusar de uma adolescente de 14 anos nesta sexta-feira (05)

Brasil

Cade aprova incorporação da BRF pela Marfrig

A Marfrig é uma multinacional brasileira dedicada à produção de alimentos

Polícia

Muro desaba e vendedor de frutas morre soterrado

O muro faz parte de um imóvel muito antigo