Geral

Projeto Artes Visuais em MS abre oficinas para crianças e adolescentes

O projeto “Artes Visuais em MS – Processos Compartilhados”, selecionado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul oferece cinco oficinas para crianças e adolescentes com grupos de até 15 alunos por turma. As oficinas acontecem no Ateliê Ana Ruas. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas […]

Arquivo Publicado em 20/09/2014, às 18h04

None

O projeto “Artes Visuais em MS – Processos Compartilhados”, selecionado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul oferece cinco oficinas para crianças e adolescentes com grupos de até 15 alunos por turma. As oficinas acontecem no Ateliê Ana Ruas.

As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas por grupos fechados de escolas, ONGS e outras instituições. Os interessados devem entrar em contato por telefone no (67) 9202-4095 ou pelo e-mail [email protected] As oficinas iniciaram na terça-feira, dia 16, e segue programação. Os dias disponíveis ainda para inscrições do evento são: 30 de setembro, 1º e 2 de outubro, podendo acontecer no período matutino, das 9h às 11h, ou vespertino, das 14h às 16h.

Há três anos Ana Ruas realiza atividades visando projetos educativos em seu ateliê com o objetivo de educar o olhar. Através de um tema, o aluno busca o desdobramento de vários assuntos, faz a leitura de imagens e realiza seus registros, usando desenho e a pintura como linguagem. Para o projeto “Artes Visuais em MS – Processos Compartilhados”, o tema escolhido é “O velho e o novo”.

O mundo das tecnologias está em evolução constante. Os últimos cem anos ficam marcados por uma série de novos aparelhos tecnológicos. Alguns dos objetos que outrora foram básicos na vida de qualquer um, agora, são desnecessários e antiquados. Certos objetos caíram em desuso, tornaram-se de péssimo gosto a ponto de nos admirarmos de que houve época em que eram usuais e até elegantes. As crianças e adolescentes de hoje, sempre antenadas, absorvem as novas invenções e fazem uso das mesmas com muita facilidade.

“Durante a oficina os alunos terão oportunidade de conhecer aparelhos e objetos que hoje são considerados obsoletos. Depois de estudar suas características e funções, irão compará-los com aparelhos que consideramos importantes e indispensáveis nos dias de hoje. Diante disso, será abordada a questão da efemeridade e ficará a questão: qual será a próxima peça a ser descartada?”, explica Ana Ruas.

Artes Visuais em MS – Processos Compartilhados – Contemplado no Fundo de Investimentos Culturais (FIC), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o projeto “Artes Visuais em MS – Processos Compartilhados” acontece entre os meses de setembro e novembro em Campo Grande.

Idealizado e coordenado pela artista plástica Ana Ruas, o projeto integra a realização de palestras e oficinas para artistas e acadêmicos visando novas estratégias de construção do objeto artístico, debate sobre arte-educação, realização de oficinas com crianças e adolescentes, além de divulgação de obras de artistas locais. Para isso, serão realizadas palestras, workshops, oficinas e intervenções.

Extenso e intenso, com múltiplas atividades, o projeto “Artes Visuais em MS – Processos Compartilhados” traz uma proposta de incentivo ao debate e difusão de ideias de forma prática e até complementar aos demais eventos já idealizados e organizados pela proponente do projeto.

Jornal Midiamax