A produção da Petrobras no Brasil e exterior somou 2,56 milhões de barris/dia de óleo equivalente (petróleo e gás) em abril, alta de 0,4% ante o mês anterior e de 0,3% na comparação com o volume extraído um ano antes, informou a empresa nesta sexta-feira, ressaltando que paradas para manutenção evitaram um crescimento maior.

Já a produção exclusiva de petróleo da Petrobras no Brasil, que responde pela maior parte do total produzido pela empresa, atingiu 1,933 milhão de barris por dia em abril, aumento de 0,4% ante março e de 0,5% sobre o mesmo mês do ano passado, quando foram produzidos 1,923 milhão de barris por dia. “Em abril, de acordo com o planejamento plurianual, foram executadas paradas programadas para manutenção em algumas plataformas, o que contribuiu para o pequeno crescimento da produção em relação ao mês anterior”, disse a Petrobras em nota.

Apesar do pequeno crescimento, a companhia manteve a sua meta de elevar a extração de petróleo em 7,5% no Brasil (com margem de tolerância de 1 ponto percentual para mais ou menos) no final do ano, contra a média de 2013, de 1,931 milhão de barris por dia (bpd).

A estatal conta com a entrada em operação de novos sistemas neste ano, além do registro de recordes de produção no pré-sal. No pré-sal das bacias de Santos e Campos, a Petrobras registrou aumento da produção em abril de 4%, chegando a um volume de 411 mil barris por dia (bpd) em média, incluído o volume próprio e o operado para seus parceiros.

No dia 18 de abril, foi batido recorde diário de produção no pré-sal, com o patamar de 444 mil barris diários, devido ao crescimento da produção da plataforma P-58 e com a entrada de novo poço ligado à boia de sustentação de riser (BSR) instalada no campo de Sapinhoá. No dia 11 de maio, esse recorde diário foi novamente superado, quando a produção no pré-sal alcançou 470 mil barris por dia. “Esse resultado se deveu à entrada em operação, no dia 9 de maio, do poço 7-LL-22D-RJS, interligado ao FPSO (navio-plataforma) Cidade de Paraty, no campo de Lula, por meio de uma boia de sustentação de risers (BSR), tecnologia pioneira de sustentação de tubulações por meio de boias submersas”, disse a empresa.

A estatal lembrou ainda que no mês de maio a P-62 iniciou suas atividades no campo de Roncador, na Bacia de Campos. “A esta plataforma serão interligados nos próximos meses um total de 22 poços, sendo 14 produtores de petróleo e gás e oito injetores de água”, afirmou.

Paradas em plataformas

Segundo a empresa, por conta das paradas programadas para manutenção, o FPSO Vitória deixou de produzir 8,6 mil barris por dia em abril e a P-51 deixou de extrair 4,3 mil barris.

A Petrobras disse ainda que, no dia 30 de março, o FPSO Brasil encerrou suas atividades no campo de Roncador, com o fechamento do poço 7-RO-14-RJS. “Outros poços interligados ao FPSO Brasil estão em processo de remanejamento para as plataformas P-52 e P-54.”

No período de 25 de março a 15 de abril, houve parada programada da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) III, localizada em Urucu (AM). Durante a parada, a unidade deixou de produzir, em média, 4,2 mil bpd.

Produção no exterior

A extração total de petróleo e gás natural no exterior em abril foi de 225,4 mil boed, aumento de 2,7% em relação aos 219,6 mil boed produzidos no mês anterior. A produção de petróleo foi de 128,9 mil bpd, 1,6% acima dos 126,9 mil bpd produzidos em março. Já a produção de gás natural foi de 16,39 milhões metros cúbicos/dia, 4,1% acima do volume de março.

Segundo a empresa, o incremento na produção de petróleo e gás natural em abril no exterior resulta principalmente da entrada de novos poços no Campo de Kinteroni, Lote 57, no Peru.