Pular para o conteúdo
Geral

Prefeitura e Estado farão força-tarefa para combater violência no trânsito e cobrar Lei

A prefeitura de Campo Grande e o governo do Estado (tendo à frente a Secretaria de Justiça e Segurança Publica) decidiram formar uma força-tarefa com ações articuladas para inibir a violência no trânsito, que hoje responde por metade dos atendimentos prestados pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e superlota os setores de urgência […]
Arquivo -

A prefeitura de e o governo do Estado (tendo à frente a Secretaria de Justiça e Segurança Publica) decidiram formar uma força-tarefa com ações articuladas para inibir a violência no trânsito, que hoje responde por metade dos atendimentos prestados pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e superlota os setores de urgência e emergência das UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) e hospitais do SUS, estrangulando o sistema de saúde pública da Capital.

Estão sendo planejadas ações educativas, mas, sobretudo, a intensificação da fiscalização para coibir o excesso de velocidade e que motoristas alcoolizados continuem dirigindo, as duas principais causas dos acidentes. “É necessário voltar a cobrar lei seca cobrada”, sustenta prefeito Gilmar Olarte que lançou a proposta da formação desta força-tarefa. Dentro desta estratégia devem ser feitas operações de madrugada aos finais de semanas e feriados ao longo da Avenida Afonso, que concentra os bares e casas noturnas mais movimentadas da cidade.

A estratégia foi definida nesta terça-feira (16) numa reunião no gabinete do secretário de Justiça e Segurança Pública,Vantuir Jacini. “Temos que nos unir inicialmente numa ação pedagógica para chamar atenção da sociedade para esta autêntica epidemia que vivemos hoje, o da violência no trânsito”, sustentou o prefeito Gilmar Olarte. Além desta ação pontual (um “dia D” contra a violência no trânsito) o prefeito cobra medidas permanentes para reverter esta situação. “Não podemos continuar assistir de forma passiva as pessoas se matando ou ficando incapacitadas”, avaliou o prefeito

Gilmar Olarte defende a participação da Polícia Rodoviária Federal (com jurisdição para atuar no Macro Anel Rodoviário) e das Forças Armadas (Exército e Aeronáutica) que poderiam contribuir posicionando suas tropas em locais críticos no planejado dia “D” contra à violência do trânsito. “Já treinamentos guardas municipais para ajudar o trabalho de fiscalização dos agentes da Agetran”, informou o prefeito.

O secretário Vantuir Jacini reconheceu que depois de um ímpeto inicial forte de fiscalização forte para se cumprir a Lei Seca, houve um certo afrouxamento, em parte diante da reação da sociedade que contraditoriamente, não percebeu a importância de se inibir que motoristas continuem dirigidos sob os efeitos do álcool.

Como entre os próximos dias 18 e 26 de Setembro já estão programadas uma séries de ações educativas e de fiscalização durante a Semana Nacional do Trânsito, o trabalho conjunto entre o Governo do Estado e a Prefeitura será desencadeado a partir de outubro. Além das forças de segurança, Detran, Agetran, a força-tarefa que começou a ser planejada terá também o envolvimento das Secretarias de Saúde e Assistência Social, já que tanto a questão do alcoolismo, quanto do uso de drogas, não devem ser tratadas, conforme o secretário Vantuir Jacini, apenas pela ótica da segurança pública, mas sobretudo, como um problema de saúde pública que tem um componente social.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
acidente afonso pena com a 13

Acidente no cruzamento da Afonso Pena com a 13 de Maio mobiliza bombeiros em Campo Grande

carro afundou rio paraguai porto murtinho

Motorista que afundou com carro no Rio Paraguai trabalhava em obra de Porto Murtinho

Gol de pênalti contra o Corinthians - (Foto: Premiere, Reprodução)

Corinthians desperdiça ‘caminhão’ de chances, leva gol no último lance e perde do Bragantino

joao gomes show em campo grande fãs

‘Queria ser a primeira, e fui’: fã faz loucura para ver João Gomes em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Sinner derruba Alcaraz e vence Wimbledon pela primeira vez

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Falou demais? João Gomes deixa escapar informação íntima e transforma parque em formigueiro: ‘um caos’

Saiba os detalhes que agitaram a passagem de João Gomes por Campo Grande (MS) neste domingo

Esportes

Cruzeiro goleia Grêmio e continua na caça ao líder Flamengo no Brasileirão

Desde os primeiros minutos, o Cruzeiro assumiu o controle do jogo

Esportes

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América

A seleção brasileira tem amplo domínio histórico na Copa América, criada em 1991

Famosos

Fabiano sofre acidente de carro a caminho de show com César Menotti

César Menotti não estava com o irmão pois já se encontrava na cidade onde a dupla tinha show marcado