O prefeito Gilmar Olarte (PP) anunciou nesta quarta-feira (18) a criação de mais uma secretaria. Durante a abertura da 16ª Semana Antidrogas, na Assembleia Legislativa, Olarte divulgou a criação da Secretaria Municipal de Defesa Social e Combate às Drogas, mas não anunciou quem seria o titular da pasta. Desde que assumiu o Executivo municipal, em março, o prefeito ainda não conseguiu um nome para a Secretaria da Mulher, e ainda existem mais duas novas secretarias que foram aprovadas pela Câmara Municipal.

No dia 10 deste mês, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 7.727/14 que autoriza a Prefeitura para criar a Secretaria Municipal de Ação Comunitária, para abrigar serviços comunitários que hoje estão na Seintrha. O projeto já havia sido discutido no Legislativo e recebeu o nome de Secretaria de Ação Social Comunitária, mas foi vetada pelo prefeito. O veto foi mantido depois que os vereadores concordaram que o nome poderia confundir com a atuação da Secretaria de Assistência Social, e aprovaram o projeto atual com o novo nome.

No mesmo dia foi aprovado o Projeto de Lei nº 7.716/14, que autoriza o Poder Executivo a criar a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Hoje pela manhã, Olarte ressaltou que o foco principal da Secretaria de Defesa Social e Combate às Drogas será o trabalho preventivo desenvolvido pela Guarda Municipal junto aos centros de educação infantil e escolas públicas. Segundo o chefe do Executivo municipal o projeto foi encaminhado para o Ministério da Justiça.