Pular para o conteúdo
Geral

Preenchimento contra rugas pode causar cegueira permanente

Um novo estudo alerta que o preenchimento na área da testa, feito para combater as rugas, pode causar danos irreversíveis aos olhos, como cegueira permanente. Efeitos colaterais deste tipo são raros, mas a Food and Drug Administration recomenda que a injeção de gordura ou colágeno seja feita apenas na área central do rosto, como ao […]
Arquivo -

Um novo estudo alerta que o preenchimento na área da testa, feito para combater as rugas, pode causar danos irreversíveis aos olhos, como cegueira permanente. Efeitos colaterais deste tipo são raros, mas a Food and Drug Administration recomenda que a injeção de gordura ou colágeno seja feita apenas na área central do rosto, como ao redor da boca. As informações são do Daily Mail.

A especialista Michelle Carle alerta que estas substâncias não são oficialmente aprovadas para serem usadas ao redor dos olhos e que três pessoas já ficaram cegas após o procedimento. O estudo, publicado pelo JAMA Ophtalmology, explica que o problema pode ocorrer caso o preenchimento se infiltre acidentalmente nos vasos sanguíneos e chegue a uma artéria do olho, bloqueando a circulação do sangue.

“Embora esta complicação seja rara, é muito significante. Um hematoma irá passar, mas a perda de visão é permanente”, alerta Carle. Como não há meios de garantir que o problema não irá acontecer, a especialista afirma que os médicos devem avisar seus pacientes dos riscos antes de realizarem a intervenção.

Para tentar entender o que deu errado, Carle e sua equipe analisaram as três pessoas que perderam a visão após o procedimento. Uma delas, uma mulher de 40 anos, recebeu uma injeção de colágeno para amenizar as rugas na região da testa e, depois da intervenção, notou que não conseguia enxergar com o olho direito. A outra vítima foi um homem com cerca de 30 anos, que teve uma experiência similar: ele ficou com a visão do olho esquerdo prejudicada e os médicos descobriram que o problema foi causado por falta do fornecimento de sangue. A terceira paciente foi uma mulher com mais de 60 anos, que perdeu grande parte da visão após uma injeção na próxima à linha do cabelo.

Normalmente, o preenchimento facial causa apenas hematomas temporários e inchaço, no entanto, os pesquisadores disseram que, além da cegueira permanente, outros pacientes já sofreram derrames e até morreram após se submeterem ao procedimento. “Recomendamos que a cegueira ou um perda significante da visão seja adicionada à lista de riscos durante uma discussão sobre este procedimento com os pacientes, pois são consequências devastadoras”, disseram os pesquisadores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após término com Léo Pereira, Karoline fala sobre esculacho

Elvis

Priscilla Presley revela o que Elvis cogitou durante gravidez de Lisa Marie: ‘ele temia’

Alerta de emergência atrasa, deixa população na dúvida e chega quase às 15h em MS

dívida

Endividado? Confira estratégias para fechar 2025 no azul e recuperar o controle financeiro

Notícias mais lidas agora

consórcio petição

Petição pelo fim do contrato com Consórcio Guaicurus avança e passa das 6,4 mil assinaturas

Dentes são ‘minas’ de DNA para identificação em tragédias como a queda de avião no Pantanal

TJMS autoriza concurso do TCE-MS e mantém provas para outubro

santa casa

Homem morre após ser atropelado enquanto estava caído no meio da rua no Zé Pereira

Últimas Notícias

Trânsito

Carro capota em estrada vicinal de Rio Brilhante

Não há informações de feridos no acidente

Cotidiano

Entre memória e pertencimento: visita guiada leva campo-grandenses ao Cemitério Santo Antônio

Evento promove conscientização sobre o espaço ser mais do que um local de sepultamentos, mas um cenário de reflexão, cultura e história

Polícia

VÍDEO: Em tentativa de assalto frustrada, suspeito persegue e agride casal de amigos na região central da Capital

Parte da perseguição e agressão foi registrada por câmeras de seguranças

Emprego e Concurso

Funsat começa a semana ofertando mais de 1.400 vagas de emprego para Campo Grande

Ao todo, são 182 empresas a procura de trabalhadores