Geral

Potente vírus Snake ataca computadores na Ucrânia

A Ucrânia está sofrendo constantes ataques do potente vírus informático Snake, detectado em 2006, mas muito ativo desde 2013, em particular desde o início da crise no país, segundo um relatório do BAE Systems, organismo especializado em ciberespionagem. A origem desses ataques pode ser localizada na Rússia, já que opera no fuso horário de Moscou […]

Arquivo Publicado em 08/03/2014, às 19h47

None

A Ucrânia está sofrendo constantes ataques do potente vírus informático Snake, detectado em 2006, mas muito ativo desde 2013, em particular desde o início da crise no país, segundo um relatório do BAE Systems, organismo especializado em ciberespionagem.


A origem desses ataques pode ser localizada na Rússia, já que opera no fuso horário de Moscou e no código do vírus há um pouco de texto em russo. Desde 2010, Snake foi detectado em 56 sistemas informáticos, dos quais 44 a partir de 2013. Desses 44 casos, 22 foram detectados na Ucrânia, oito em 2013 e 14 em 2014.


Na Ucrânia, o vírus invadiu a rede do governo e de importantes organismos ucranianos, segundo o jornal Financial Times. “Snake é uma das ameaças mais sofisticadas e mais persistentes que temos estudado”, explicou BAE Systems.


Segundo os especialistas, o Snake é comparável ao vírus Stuxnet, que em 2010 causou estragos no programa nuclear iraniano. Teerã acusou os Estados Unidos e Israel por estes ataques.

Jornal Midiamax