Pular para o conteúdo
Geral

Posição social e renda já foram critérios para que brasileiro pudesse votar

No próximo dia 5 de outubro, brasileiros escolherão presidente da República, governadores, senadores e deputados em eleições diretas. Poderão votar todos aqueles que tenham título de eleitor, documento emitido para brasileiros a partir dos 16 anos. Mas nem sempre o voto foi um direito universal no país. Quando o Brasil era colônia de Portugal e, […]
Arquivo -

No próximo dia 5 de outubro, brasileiros escolherão presidente da República, governadores, senadores e deputados em eleições diretas. Poderão votar todos aqueles que tenham título de eleitor, documento emitido para brasileiros a partir dos 16 anos. Mas nem sempre o voto foi um direito universal no país. Quando o Brasil era colônia de Portugal e, posteriormente, um império independente, votava quem atendia a critérios de posição social e renda. O direito de eleger representantes também não podia ser exercido por mulheres até 1932, e, por analfabetos, por mais tempo ainda, até a promulgação da Constituição de 1988.

O professor Antônio Barbosa, do Departamento de História da UnB (Universidade de ), avalia que, embora ocorressem eleições nos períodos colonial e imperial, o amadurecimento do Brasil como democracia está diretamente ligado à chegada da República (1889). Entretanto, ele destaca que, mesmo ampliando a participação em relação ao período anterior, o sistema estava longe de ser perfeito.

“Na primeira [República], até 1930, as eleições eram completamente fraudadas de um lado e de outro. Era um domínio absoluto das oligarquias. [A Revolução de 1930] veio, segundo se dizia na época, para sepultar as elites carcomidas. O voto passa a ser secreto [embora a Primeira República não houvesse eliminado o voto secreto da legislação, permitia o chamado voto a descoberto] e é estendido às mulheres. Tivemos, em 1933, eleição de uma nova Assembleia Constituinte. Mas não adiantou, pois em 1937 veio o Estado Novo e mergulhou o país em uma ditadura”, destaca.

O Brasil só voltaria a ser uma democracia em 1945. Antônio Barbosa ressalta que, nesse período, o país é influenciado pelo clima posterior à 2ª Guerra Mundial. “Com a vitória dos aliados [Inglaterra, Estados Unidos e França] há um clima de liberdade, de valorização da democracia. Tivemos, em 1945, eleições gerais para a Presidência, e, em 1946, uma nova Constituição.”

Barbosa explica que, apesar do caráter liberal da Constituição, um contingente expressivo de brasileiros não votava. “O analfabetismo era grande. Entre os anos 1950 e 1970, quase 39 milhões migram do campo para a cidade. Na esmagadora maioria, são analfabetos. Seus filhos vão entrar na escola”, diz.

Em 1964, o golpe militar novamente instaura uma ditadura no país. Antônio Barbosa chama a atenção para o fato de que as eleições não deixaram de ocorrer no período, apesar das restrições às liberdades democráticas. “[As eleições federais] foram tornadas indiretas, as municipais eram diretas. O número de eleitores foi aumentando. A sociedade amadurece e isso ajuda a derrubar o regime militar, com a movimentação nas ruas”, avalia.

Para ele, hoje, a democracia está consolidada. “É melhor do que o que tínhamos há 100 anos. Temos um percentual expressivo votando e sendo votado. O voto se tornou eletrônico, e, até prova em contrário, isso é garantia de lisura.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Recebeu propina’, rebate promotora sobre servidor condenado por corrupção em Sidrolândia

Claudia Raia se pronuncia após constranger fã com deficiência visual em peça: ‘Desrespeito’

Mulher tenta enganar a Guarda Municipal e é presa em Dourado por quebra de tornozeleira

De cadeira a computador, Sefaz leiloa 300 lotes entre R$ 100 e R$ 1,6 mil em MS

Notícias mais lidas agora

Advogados acusam JBS de coação e dizem que MPMS foi omisso por mau cheiro no Nova Campo Grande

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Operação que matou ex-delegado em SP é considerada ‘profissional’, apontam especialistas

Últimas Notícias

Mundo

Ministro da Defesa de Israel diz que a Faixa de Gaza ‘está em chamas’

Um hospital da região recebeu 12 corpos e cerca de 90 feridos nesta terça-feira (16)

Polícia

Motoboy acusado de estupros em Dourados é transferido para a penitenciária

Rapaz utilizava uma motocicleta vermelha, uma bolsa preta e um simulacro de pistola para ameaçar as vítimas

Emprego e Concurso

Feirão de empregos oferta 86 vagas nesta terça-feira

Está em busca de emprego? A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) oferta nesta terça-feira (16), 86 vagas com chance de contratação imediata em Campo Grande. A ação integra o feirão de empregos de setembro e visa facilitar o contato entre empresas e candidatos. Conforme a Funtrab, no local, estarão presentes equipes de RH de cinco empresas, dos seguintes … Continued

MidiaMAIS

Lobisomens de MS vão parar em livro das aparições ‘mais incríveis’

Obra reúne relatos e destaca casos da criatura mítica em Mato Grosso do Sul