Por pressão do Partido da República (PR), a presidente Dilma Rousseff deve demitir o ministro dos Transportes, César Borges. Dilma recebe o ministro nesta manhã no Palácio da Alvorada e deve tratar da substituição na pasta. O PR avisou ontem ao Planalto que Borges não representa a legenda na Esplanada dos Ministérios, um sinal velado de que a legenda pode não confirmar apoio à candidatura de Dilma à reeleição se não for atendida.

César Borges chegou às 8h50 à residência oficial da presidente, dez minutos antes do previsto. Dilma já estava com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que tem desempenhado papel de protagonismo na articulação política e na campanha da presidente.

Ontem, a pressão do PR foi assunto de entre Dilma e a cúpula do , que contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mentor político da presidente, além do presidente do partido, Rui Falcão, e de Mercadante.

A principal reclamação do PR sobre a atuação de César Borges à frente da pasta dos Transportes é o fato de o ministro dar pouca atenção às demandas da bancada no ministério. O partido aproveita um momento de vulnerabilidade da campanha de Dilma iniciada com o desembarque do PTB da aliança. Menos partidos na coalisão significa, no curto prazo, menos tempo de garantido durante a propaganda eleitoral gratuita.