Os agentes filiados ao Sindicato da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul (Sinpef-MS) votaram na tarde desta quarta-feira (5) indicativo de greve para o mês de fevereiro. De acordo com o presidente do sindicato, Jorge Caldas, o primeiro ato do calendário de mobilizações será realizado na próxima sexta-feira com a realização do “Dia do Algemaço”, em frente à Superintendência Regional.

Conforme o presidente, o ato terá a intenção de apresentar à população as reivindicações da categoria. “Vamos levar ao conhecimento da sociedade os motivos da mobilização e a forma como a PF vem sendo trada pelo governo Federal no tocante a reestruturação salarial e da carreira dos escrivães, agentes e papiloscospistas”, explica.

Durante o ato, marcado para ocorrer às 9h, os manifestantes pretendem pendurar dezenas de algemas no local simbolizando a paralisação da categoria. No dia 11, os policiais param por 24 horas e podem deflagrar a greve conforme se dê o andamento das negociações.

Entre as principais reivindicações está a reestruturação salarial. Os policiais alegam que estão há sete anos sem ajuste salarial. Além disto, eles pedem melhores condições de trabalho, com infraestrutura nas delegacias da região de fronteira e aumento de efetivo.

A mobilização é nacional e segue o calendário de lutas da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).