Pular para o conteúdo
Geral

Pesquisa: 59% dos brasileiros se incomodam com beijo gay

A maioria dos brasileiros ainda se incomoda ao ver um beijo de um casal gay em locais públicos. De acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), 59,2% dos entrevistados se disseram incomodados ao verem dois homens ou duas mulheres se beijando na boca em público. Segundo o estudo – […]
Arquivo -

A maioria dos brasileiros ainda se incomoda ao ver um beijo de um casal gay em locais públicos. De acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), 59,2% dos entrevistados se disseram incomodados ao verem dois homens ou duas mulheres se beijando na boca em público.

Segundo o estudo – uma nova edição do Sistema de Indicadores de Percepção Social sobre tolerância social à violência contra as mulheres -, metade dos brasileiros (50,1%) se mostra favorável a casais do mesmo sexo terem os mesmos direitos dos outros casais. Para 51,7%, no entanto, o casamento gay deve ser proibido.

Quando não se mencionam direitos ou casamento, mas somente a possibilidade de uma relação afetiva entre pessoas do mesmo sexo, a aceitação é menor: somente cerca de 41% dos entrevistados concordaram que “um casal de dois homens vive um amor tão quanto entre um homem e uma mulher”.

Roupas e comportamento são motivo de estupro para maioria

De acordo com os pesquisadores, “no sentido mais abstrato, no momento de concordar com a igualdade de direitos, uma parcela maior da população mostra-se mais tolerante, mas esses direitos não parecem incluir a demonstração de afeto em ambientes públicos”. Segundo os resultados do estudo, jovens apresentam tolerância maior à homossexualidade, e os idosos mostram-se mais intolerantes.

A religião também teve parcela significativa nas respostas. Os católicos só se mostraram intolerantes além da média no que toca à ideia de proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Os evangélicos, por sua vez, se sobressaem como grupo mais intolerante à homossexualidade. Segundo os pesquisadores, a chance de esses fiéis tenderem a concordar total ou parcialmente com a proibição do casamento é 3,5 vezes maior do que a de não-católicos ou não-evangélicos, enquanto a dos católicos é 1,4 vez maior.

Já a chance de evangélicos serem neutros ou discordarem da possibilidade de o amor entre homossexuais ser belo é 2,2 vezes maior que a dos não-evangélicos, inclusive católicos. E a chance de se esse grupo se sentir incomodado com o beijo homossexual é 2,1 vezes maior.

A pesquisa ouviu 3.810 pessoas em todas as regiões do País. O estudo completo faz recorte regional, de gênero, de religião, além de idade, escolaridade e renda.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

João Gomes prova carnes exóticas em camarim após show em MS e diz: ‘Respeita’

Previsão do tempo: semana começa quente e seca, mas termina com frio e chuva em MS

Morre Flávio Pantera, goleiro que foi campeão brasileiro pelo Athletico, aos 54 anos

Dagoberto Nogueira grava vídeo e explica cirurgia para retirada de hérnias

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

joao gomes parque das nações

João Gomes deixa escapar intimidade e transforma parque em formigueiro: 'um caos'

Motorista de caminhonete bate de frente com carreta na BR-163 e morre

Na época em que celular era só para ligação, Rosilene foi 'rainha' e sonha com volta do Orkut

Últimas Notícias

Cotidiano

Vai viajar? Confira interdições da BR-163 nesta segunda-feira

Rodovia tem 12 pontos interditados e 48 funcionando em esquema pare-e-siga em Mato Grosso do Sul

Transparência

Dourados receberá obras de pavimentação de linhas de transporte coletivo

Investimentos foram anunciados durante reunião entre o governador de MS e o prefeitos, além de parlamentares municiais, estaduais e federais

Cotidiano

Com foco em cidadania, MS abre inscrições para curso que propõe atuação policial mais humanizada

O curso busca promover um novo modo de atuação policial baseado na cidadania e na aproximação com a sociedade

Polícia

Rapaz é esfaqueado três vezes em Campo Grande por ex-namorado ciumento

Autor foi para casa onde trocou de roupa para fugir