A peça metálica da cobertura norte da Arena Corinthians, que caiu e provocou a morte de dois operários em novembro do ano passado, foi reinstalada na madrugada desta segunda-feira com sucesso. O ex-presidente corintiano Andrés Sanchez, responsável pelas obras em Itaquera, postou uma foto no Instagram e cutucou: “agora não adianta mais secar”, publicou.

No fim do mês de novembro, um guindaste usado para a colocação da última peça metálica, cujo peso é de 350 toneladas, cedeu com a peça e desabou sobre o painel de led da obra e alguns caminhões que estavam próximos do local. Fábio Luiz Pereira, 42 anos, motorista/operador, e Ronaldo Oliveira dos Santos, 44 anos, acabaram morrendo na ocasião.

No fim de janeiro deste ano, a Odebrecht, construtora responsável pelas obras, divulgou em nota que o HD do guindaste que cedeu não registrou qualquer informação da data do acidente, e o relatório técnico não acrescentou novidades às investigações, ao contrário do que esperava a Polícia Civil.

O material do HD, que foi encaminhado para a Alemanha, onde fica a sede da Liebherr, empresa fabricante do guindaste, ficou em análise desde o início de dezembro e poderia indicar se houve erro humano, falha do equipamento ou algum problema no solo, como alegado inicialmente.

De acordo com a programação estabelecida entre Odebrecht e Fifa, a Arena Corinthians deve ser entregue no dia 15 de abril para, então, começar a receber eventos-testes. O local será palco de abertura da Copa do Mundo em 12 de junho, com o duelo entre Brasil e Croácia, pelo Grupo A.