Pular para o conteúdo
Geral

Papa pede fim de ‘crise humanitária’ no Iraque

O papa Francisco fez um novo apelo para que a situação humanitária no Iraque seja resolvida. “Renovo meu apelo a todos os homens e mulheres que tem responsabilidades políticas para que usem todos os meios possíveis para resolver a crise humanitária”, escreveu o Pontífice ao presidente do Iraque, Fuad Masum. A carta, que foi entregue […]
Arquivo -

O papa Francisco fez um novo apelo para que a situação humanitária no Iraque seja resolvida. “Renovo meu apelo a todos os homens e mulheres que tem responsabilidades políticas para que usem todos os meios possíveis para resolver a crise humanitária”, escreveu o Pontífice ao presidente do Iraque, Fuad Masum.

A carta, que foi entregue por seu enviado especial ao território iraquiano, o cardeal Fernando Filoni, foi divulgada nesta quinta-feira (21) pelo gabinete presidencial em Bagdá.

Bergoglio se solidarizou com as pessoas que estão sendo perseguidas e mortas por não professarem a fé dos terroristas do grupo Estado Islâmico, também conhecido como Isis.

“Rogo-vos com o coração cheio de dor enquanto ocorre o sofrimento brutal de cristãos e de outras minorias religiosas.

Eles são obrigados a deixar suas casas enquanto veem destruídos seus locais de culto”, escreveu o sucessor de Bento XVI.

Francisco ainda colocou no texto as razões de ter enviado um representante oficial do Vaticano para a região. “Pedi ao cardeal Filoni para ir ao Iraque para demonstrar minha preocupação, e de toda a Igreja Católica, pelo sofrimento do povo que tem como único objetivo viver em paz, em harmonia e em liberdade na terra de seus genitores. Nesses trágicos momentos peço à Sua Excelência que receba o cardeal Filoni como meu enviado pessoal, demonstrando a gratidão por tudo aquilo que o povo iraquiano está fazendo para aliviar o sofrimento de seus irmãos e irmãs’, disse o Pontífice.

Na manhã desta quinta-feira, o cardeal enviado do Papa voltou ao Vaticano e fez um relatório ao líder da Igreja Católica sobre a situação dos refugiados em Irbil. Filoni também relatou ao Papa como foram seus encontros com as autoridades iraquianas e do Curdistão. Tanto o Iraque quanto a Síria veem o avanço do grupo Estado Islâmico em diversas partes do território dos países. Os terroristas são responsáveis por inúmeras perseguições e execuções “chocantes”, como a decapitação em frente às câmeras de um jornalista norte-americano. Autoridades de todo o mundo estão ajudando militar e humanitariamente as pessoas atingidas. O intuito do grupo extremista é formar um governo único, sem fronteiras, do Mediterrâneo ao Golfo Pérsico, como existia nos tempos medievais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dólar encerra estável com espera pela resposta de Trump à prisão de Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro quer sanções à mulher de Moraes e punição a Motta e Alcolumbre

zeca tombamento crítica riedel

Ex-governador Zeca rebate Riedel após crítica a prisão de Bolsonaro

Conab em Campo Grande é uma das unidades estratégicas para mitigar efeitos da estiagem

Notícias mais lidas agora

Justiça nega novo pedido do Consórcio Guaicurus de reajustar tarifa para R$ 7,79

Condenados por receber propina, delegados são demitidos da Polícia Civil de MS

Scenarium: Uma entrega à altura do cenário mais emblemático de Campo Grande

Governo libanês pressiona por plano do exército para desarmar Hezbollah até o fim do ano

Últimas Notícias

Política

Adriane Lopes critica prisão de Bolsonaro: “Injustiças não contribuirão para a solução de nada”

Decisão do STF determinou a prisão domiciliar do ex-presidente da República

Polícia

‘Preciso de dipirona’: mulher finge pedir remédio para denunciar violência doméstica a PM em MS

O caso aconteceu no último sábado (2), e foi divulgado pela PM nesta terça-feira (5)

Polícia

Segurança de escola é investigado por compartilhar material de abuso sexual infantil no Maria Aparecida Pedrossian

Dois aparelhos celulares foram apreendidos durante o cumprimento

Esportes

Operário está no Rio de Janeiro para desafiar o Flamengo pela terceira fase da Copa do Brasil

Time feminino do Galo tem maior desafio da temporada diante da equipe rubro-negra, que está na primeira divisão do futebol nacional