A ‘Operação 181’ realizada pela Polícia Militar no começo desta quarta-feira (12), com objetivo de coibir o tráfico de drogas em pequenas bocas de fumo foi dividida em três fases.  De acordo com nota oficial divulgada pela PM, na primeira fase, a Agência Central de Inteligência (ACI), por meio de denúncias anônimas no 181, fez levantamentos de pontos de vendas de drogas em diversas regiões da cidade. Após a reunir as informações, foi solicitado pelo pelo Grupo de Atuação Especializada no Crime Organizado (Gaeco), 29 ordens judiciais, dentre mandados de prisão e de busca e apreensão.

Na segunda fase que começou às 4h da manhã, houve o cumprimento de mandados expedidos, que resultaram na prisão de 11 pessoas e apreensão de quatro motocicletas que eram utilizadas no “disque-droga”, um revólver calibre .38, uma balança de precisão, aproximadamente mil e quinhentos reais, um celular, um chip, uma TV de 40 polegadas, um aparelho de som, um capacete, além de 1.030 quilos de maconha e 170g de cocaína.

A terceira fase da Operação trata-se da saturação de algumas áreas da cidade. Conforme a PM, 170 policiais militares reforçam o policiamento ostensivo no Jardim Nha Nha, Bairro Zé Pereira, Bairro Santa Emília, Bairro São Conrado, Bairro Nova Lima, Jardim Imperial e Bairro Estrela do Sul, fazendo abordagens a pessoas, veículos e checando estabelecimentos, como bares e conveniências.  Também nessa fase, os policiais militares estão divulgando o serviço 181, telefone de narcodenúncia, coordenado pela PM.