Pular para o conteúdo
Geral

ONU evacua 65 civis e envia ajuda humanitária a Homs

A operação para evacuar e enviar ajuda humanitária aos civis sitiados na parte antiga da cidade síria de Homs foi retomada neste domingo, apesar da região ainda ser alvo de disparos e explosões. Segundo a agência oficial síria “Sana”, a delegação da ONU e do Crescente Vermelho tirou desses bairros um grupo de 65 pessoas, […]
Arquivo -

A operação para evacuar e enviar ajuda humanitária aos civis sitiados na parte antiga da cidade síria de Homs foi retomada neste domingo, apesar da região ainda ser alvo de disparos e explosões.

Segundo a agência oficial síria “Sana”, a delegação da ONU e do Crescente Vermelho tirou desses bairros um grupo de 65 pessoas, todas elas crianças, mulheres e idosos.

O governador de Homs, Talal al Barazi, disse que as autoridades estão prontas para oferecer “todo tipo de respaldo e ajuda” para evacuar essas pessoas da parte antiga e levar assistência humanitária aos civis que desejarem permanecer.

Coincidindo com essa operação, várias organizações informaram que as forças do regime sírio atacaram e bombardearam civis que esperavam ser evacuados em Homs, o que deixou mortos e feridos.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), com sede em Londres, confirmou em comunicado o envio de alimentos e a evacuação de alguns civis e que houve disparos e explosões na região.

O OSDH, que conta com uma ampla rede de pessoas no território sírio, não pôde confirmar por enquanto o número de vítimas nestes atentados.

Ataques também foram registrados no sábado, enquanto os comboios humanitários entravam na região, e regime sírio e oposição trocaram acusações sobre a autoria dos atentados.

O Crescente Vermelho indicou ontem à noite que, apesar dos bombardeios e disparos, nos quais pelo menos um de seus membros ficou ferido, conseguiu distribuir 250 pacotes de comida e 190 com produtos de higiene e remédios.

A operação foi possível graças à trégua humanitária de três dias estipulada pelas partes inimigas e que foi anunciada pela ONU para permitir a evacuação de civis e o envio de ajuda.

Além de Homs, os bombardeios do regime sírio com barris explosivos voltaram a acontecer neste domingo na cidade de Aleppo, no norte da Síria, onde morreram pelo menos 11 pessoas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Procurador pede investigação do MP sobre denúncia por corrupção contra ex-presidente da Câmara de Aquidauana

Lula assina isenção de taxa de verificação de taxímetros mirando agradar taxistas

Governo Federal lança programa para verificar se aparelho celular tem restrições; veja como

Cartório libera consulta a escrituras e procurações em MS 

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Motorista que morreu em acidente na BR-163 tinha 27 anos

Comarca de Itaporã está com inscrições abertas para estágio em Direito

Últimas Notícias

Conteúdo de Marca

Jogos de ‘Gaste o Dinheiro de Elon Musk’ Estão por Toda Parte – e as Reações São Geniais

Os jogos de ‘Gaste o Dinheiro de Elon Musk’ viraram febre nas redes sociais e estão chamando atenção pelo humor, crítica social e, claro, pela diversão que oferecem. Em meio a discussões sobre desigualdade econômica e o crescimento da fortuna dos bilionários, usuários encontram nesses jogos uma forma de extravasar a curiosidade (e a ironia) … Continued

MidiaMAIS

“Olha! Lá vem o trem chegando”: Artista lança obra audiovisual sobre história da ferrovia de MS

Vídeo-poema, que retrata antiga malha ferroviária de Mato Grosso do Sul, será lançada nesta quinta-feira (17)

Brasil

Moraes tem embate com advogado de Filipe Martins: ‘enquanto eu falo, o senhor fica quieto’

Ministro também indeferiu algumas perguntas da defesa de Filipe Martins

Cotidiano

Inscrição para participar da ‘Semana da Tecnologia’ termina hoje

Programação gratuita conta com oficinas, minicursos e palestras