Pular para o conteúdo
Geral

ONG: 2.493 foram detidos nos protestos de 2013; 8 morreram

Estudo da ONG artigo 19, publicado nesta segunda-feira, revela que 2.493 pessoas foram presas e oito morreram nas 696 manifestações realizadas em 2013. A entidade destaca ainda que 117 jornalistas foram feridos ou agredidos e 10 foram detidos enquanto trabalhavam. O estudo, batizado de “Protestos no Brasil 2013”, relata as principais violações à liberdade e […]
Arquivo -

Estudo da ONG artigo 19, publicado nesta segunda-feira, revela que 2.493 pessoas foram presas e oito morreram nas 696 manifestações realizadas em 2013. A entidade destaca ainda que 117 jornalistas foram feridos ou agredidos e 10 foram detidos enquanto trabalhavam.

O estudo, batizado de “Protestos no Brasil 2013”, relata as principais violações à liberdade e abusos cometidos por agentes do estado. Segundo o relatório, a falta de identificação dos policiais e detenções arbitrárias marcaram os protestos do ano passado. Também foi condenado o uso de armas letais e abuso das armas menos letais e a presença de “policiais infiltrados nas manifestações que, por vezes, causavam e incentivavam tumulto e violência”.

Segundo o artigo 19,2.493 pessoas foram detidas em 32 protestos. Os meses de maior concentração de detenções foram junho e outubro. “Em , capital, durante os atos contra o aumento da tarifa de ônibus, a polícia prendeu centenas de manifestantes por estarem portando vinagre. O vinagre é utilizado pelos manifestantes para atenuar os efeitos causados pelo gás lacrimogêneo, que é atirado contra os manifestantes pela polícia e, além disso, não há nenhuma ilegalidade em portá-lo”, diz o estudo.

A ONG ainda denunciou sequestros e ameaças contra os manifestantes. Segundo o levantamento, houve 11 casos e sequestros e ameaças no ano passado. “O sociólogo e professor da Universidade Federal do (UFRJ), Paulo Baia, foi sequestrado no Rio de Janeiro por homens encapuzados que o ameaçaram dizendo para não dar mais entrevistas e nem falar mal da polícia. Paulo Baia acredita que o ato pode ter relação com as críticas à ação da polícia militar nos protestos que ele havia feito para o jornal O Globo. O sociólogo, porém, afirmou não saber se os sequestradores eram policiais ou não”.

Mortes

O relatório listou as mortes que, segundo a ONG, ocorreram durante os protestos do ano passado. Ao todo, foram listados oito casos, registrados em Belém –PA (1 morte), Ribeirão Preto –SP (1), Cristalina-GO (2), Teresina-PI (1), Belo Horizonte-MG (1), Guarujá-SP (1), Pelotas-RS (1).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acidente no set de Duro de Matar teria agravado demência de Bruce Willis

Incêndio próximo ao Aeroporto dura mais de 24h e já atingiu 3 hectares

Acidente que matou três da mesma família teria ocorrido após quebra da direção, diz parente

Governo de MS encaminha PL para empresas regularizarem débitos

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

Bolsonaro deixa prisão domiciliar e segue para hospital com escolta da PF

incêndio

VÍDEO: Incêndio em vegetação dura horas e fumaça invade pistas na Duque de Caxias

Últimas Notícias

Brasil

Grupo que driblou bilhões em PIX é preso pela PF

O grupo é suspeito de praticar fraudes bancárias contra instituições financeiras

Polícia

Homem que estava desaparecido desde agosto é encontrado morto em Três Lagoas

Luiz desapareceu após ter deixado o hospital em que estava internado sem alta médica

Polícia

Após ‘cair’ em blitz com moto de idoso, jovem é encontrada morta em Bela Vista

A vítima apresentava perfurações de faca e fratura no maxilar

Cotidiano

Ato de solidariedade: times se unem em apoio à atleta trans após desistência de adversárias

Campeonato segue na primeira fase mesmo após equipe desistir da disputa