Pular para o conteúdo
Geral

OAB/MS entrega propostas de melhoria do Poder Judiciário em audiência do CNJ

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) entregou nessa terça-feira (18), durante a audiência pública “Eficiência da primeira instância e aperfeiçoamento legislativo voltado ao Poder Judiciário”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as contribuições para o aperfeiçoamento do Poder Judiciário, levantadas no Estado através de pesquisa promovida pela...
Arquivo -

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) entregou nessa terça-feira (18), durante a audiência pública “Eficiência da primeira instância e aperfeiçoamento legislativo voltado ao Poder Judiciário”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as contribuições para o aperfeiçoamento do Poder Judiciário, levantadas no Estado através de pesquisa promovida pela Seccional.

“A OAB/MS tem o papel de representar os anseios dos cidadãos, já que somos interlocutores da sociedade com a Justiça. Nosso objetivo, ao levar essas sugestões de melhoria é democratizar o Poder Judiciário”, disse o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues. O presidente lembra que a democratização do Poder Judiciário foi apresentada ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) durante a Caminhada pela Justiça, em julho do ano passado. “Nossa proposta é ser voz na gestão do judiciário através da participação direta, inclusive na orientação da melhor distribuição de verbas”, afirmou.

Dentre as contribuições coletadas durante o mês de fevereiro, está o retorno do expediente forense, pleito da OAB/MS que ajuizou, através do Conselho Federal da OAB, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adi) 4450 contra redução do horário no judiciário sul-mato-grossense. A capacitação dos servidores do judiciário, treinamento e assessoria aos gestores nas questões administrativas e orçamentárias, aumento do quadro de servidores contratados e melhoria na remuneração de juízes leigos também foram apresentadas na pesquisa como sugestão de melhoria.

A audiência foi dividida em dois blocos temáticos. O primeiro bloco foi destinado à discussão sobre eficiência na Justiça de primeiro grau. Nesse bloco, foram debatidos os subtemas alocação equitativa de servidores, cargos em comissão e funções de confiança, orçamento e primeiro grau de jurisdição e gestão participativa.

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, abriu a audiência defendendo a valorização da primeira instância, com a vinculação orçamentária adequada à demanda. “É na 1ª Instância, na qual tramitam 90% dos processos, que estão os cidadãos mais necessitados e na qual os advogados, em sua maioria, atuam”, destacou. Além de Mato Grosso do Sul, as seccionais do Piauí e do Acre apresentaram propostas colhidas entre os advogados e cidadãos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aprova MP da Tarifa Social de Energia Elétrica por 423 votos a 36

Agora líder do ranking mundial, sul-mato-grossense Vic defende título de etapa do Mundial

Dólar fecha em ligeira alta e volta a R$ 5,30 com sinais de presidente do Fed

VÍDEO: Paraguai expulsa do país líder mexicano ligado a cartel de drogas

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

bolsonaro

Jair Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico

Suspeito de assassinar jovem encontrada em matagal é preso em Corumbá

Últimas Notícias

Trânsito

‘Parar de trabalhar nisso’: filha chora a morte de pai atropelado na avenida Duque de Caxias

A filha acompanhou os trabalhos periciais na tarde desta quarta-feira

Brasil

Dino cobra da AGU e TCU cronograma para fiscalizar ‘emendas Pix’

Com o despacho, ministro busca acelerar o andamento das apurações em curso

Política

Proposta quer mudar data de posse de governador e vice em MS

Data da posse passaria do ano-novo, em 1º de janeiro, para 6 de janeiro

Cotidiano

Foco de incêndio retorna à Serra da Bodoquena e área segue em monitoramento

O fogo na região não era percebido desde terça-feira (16)