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Novo posto de identificação desafoga fila de quem precisa de RG, mas ainda tem problemas

Há dois meses está em funcionamento o Posto de Identificação da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) no Pátio Central, em Campo Grande. A nova unidade fez com que a fila para tirar RG (Registro Geral) diminuísse, por outro lado, quem passa pelo local reclama de alguns problemas.  A nova unidade tem […]

Arquivo Publicado em 25/03/2014, às 14h58

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Há dois meses está em funcionamento o Posto de Identificação da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) no Pátio Central, em Campo Grande. A nova unidade fez com que a fila para tirar RG (Registro Geral) diminuísse, por outro lado, quem passa pelo local reclama de alguns problemas. 

A nova unidade tem 16 digitadores, que são responsáveis pelas novas emissões de carteiras de identidades. Eles são supervisionados por papiloscopistas. Ao dia são produzidos 320 RGs, que ficam prontos em três dias úteis, além disso a primeira emissão é gratuita. 
“Estávamos sentido a necessidade de mais um posto, principalmente depois que o primeiro documento se tornou gratuito, pois cresceu o número de pessoas procurando pelo serviço”, frisa o secretário Wantuir Jancini, e completa que, “quem procurava o serviço ficava até 40 dias na fila de espera para tirar o RG, agora a média é de dez dias. Além disso, a demora para ser atendido dentro da unidade era de 40 minutos em média, hoje é de 15”. 
Para fazer a carteira é necessário que entre no site da Sejusp e faça a requisição em uma das unidades mais acessíveis para quem procura o serviço. No agendamento, é emitido o dia e a hora que o cidadão tem que procurar a unidade. 
“Ao dia é emitido 758 RGs em Mato Grosso do Sul e este serviço está sendo feito de forma excelente. Na vistoria de hoje a esta nova unidade, pude perceber que os novos digitadores estão colhendo as digitais de forma nítida, o que acelera o processo”, afirma Jacini. 
PROBLEMAS 
Por outro lado, quem procura a unidade reclama do serviço. “Agendei para às 8 horas e estou aqui até agora, porque o posto abre às 8h30, então porque dá um horário que não tem funcionário?”, indaga a comerciante Luzia Ferreira, de 42 anos, que levou a filha de 13 anos para fazer a identidade. 
Os agendamentos são feitos a cada meia hora para cada digitador, pois é necessário que recolha as digitais, assinatura, foto e haja conferência dos dados de quem procura pelo serviço. 
O administrador de empresa, Jorge Mainardi Fernandes, 42 anos, reclamou da falta de bancos no local. “Cheguei no horário que agendei, às 10h10, e fui atendido, dez minutos depois, mas o problema é que não tem onde sentar, pois não há cadeiras suficientes. Já quem decide ficar no banco, do lado de fora, não houve ser chamado”, relata. 
Ele conta que os atendentes ficam sentados em suas cadeiras, atrás de placas, que imitam tapumes, e com isso, não é possível, ouvi-los. “Tinha que tem um alto falando, painel com o nome, sei lá… Algo que realmente as pessoas pudessem ser atendidas e ficar não amontoadas umas em cima das outras”, fala. 
Outro problema relatado por ele é que, o agendamento foi feito em janeiro na unidade que ficava no Shopping 26 de Agosto, que atualmente funciona um anexo da Justiça. “Não há carta, e-mail ou qualquer forma de orientação falando que quem tinha agendado naquela unidade, veio para cá. Só fala agência do Centro, mas o Centro deixou de ser pequeno faz tempo”.
Jorge levou o filho Jorge Matheus , de 4 anos, para tirar o registro. “Este documento é de extrema importância, sem ele, não dá pra fazer nada, nem passar imóveis para ele, muito menos viajar, pois precisa do RG para tirar passaporte”. 
COMO AGENDAR 
Para ter acesso ao atendimento eletrônico, o usuário deve conectar-se ao endereço http://servicos.sejusp.ms.gov.br/, escolher o posto mais próximo ou o local que tiver a data desejada, preencher o formulário e confirmar o agendamento. 
Na página, o cidadão será informado em relação aos documentos necessários para obtenção da sua nova identidade ou da segunda emissão, e receberá por e-mail a confirmação do agendamento, com data, hora e o protocolo de agendamento do atendimento, com código de barra. 
Quem tiver dúvidas sobre o agendamento, ou dificuldades pode entrar em contato através do telefone: 3384-3100, em horário comercial. 
ENDEREÇOS DOS POSTOS DE IDENTIFICAÇÃO 
Posto de Identificação Central – PI 02 – Endereço: Rua Marechal Rondon, número 1.380 – 1º piso Pátio Central Shopping. Fone: (67) 3384.3100. Com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. 
Posto de Identificação Prático Aero Rancho – PI 04 – Endereço: Avenida Marechal Deodoro, s/n, bairro Aero Rancho (em frente do terminal do Aero Rancho) – Com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h30. 
Posto de Identificação Prático Coronel Antonino – PI 05 – Endereço: Rua Santo Ângelo, 51, bairro Coronel Antonino (ao lado do Terminal General Osório) – Com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h30. 
Posto de Identificação Prático Guaicurus – PI 72 – Endereço Avenida Guri Marques, 5.111, bairro Universitário II (em frente do Terminal Guaicurus) – Com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h30.
Jornal Midiamax