O senador Waldemir Moka (PMDB) transmitiu a coordenação da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional ao deputado federal Vander Loubet (PT). A transmissão da liderança ocorreu na terça-feira (18), na residência do senador, que deixa o cargo após cinco mandatos intercalados.

Vander afirmou que o desafio é manter o trabalho que vem sendo desenvolvido e garantir a unidade na atuação da bancada sul-mato-grossense. “Mesmo sendo ano eleitoral, vamos procurar manter todos focados nos interesses do Estado e dos municípios, sem partidarismo”, disse o novo coordenador.

Segundo a assessoria de Moka, a coordenação de bancada tem como papel mais importante a articulação das emendas ao Orçamento da União, à Lei de Diretrizes Orçamentárias e ao Plano Plurianual, durante os processos de discussão de cada uma dessas peças, ano a ano, e de quatro em quatro anos.

Além disso, é função do coordenador fazer articulações em torno das questões comuns de interesse do Estado e dos municípios e manter agendas na Casa Civil e nos ministérios, em busca de recursos federais para investimentos em diversas áreas, como saúde, transporte, educação e infraestrutura.