Pular para o conteúdo
Geral

Nova dose da vacina contra HPV será aplicada na segunda em Dourados

A 2ª dose da vacina contra HPV (papilovírus humano) está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de Dourados a partir de segunda-feira, dia 1º de setembro. As 5,3 mil adolescentes que tomaram a 1ª dose no mês de março deste ano devem procurar os postos. A vacina quadrivalente contra o papilovírus […]
Arquivo -

A 2ª dose da vacina contra HPV (papilovírus humano) está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de a partir de segunda-feira, dia 1º de setembro. As 5,3 mil adolescentes que tomaram a 1ª dose no mês de março deste ano devem procurar os postos.

A vacina quadrivalente contra o papilovírus humano foi incluída este ano no calendário de rotina do SUS (Sistema Único de Saúde). Cada mulher deve tomar três doses da vacina.

A primeira deve ser tomada por adolescentes na faixa etária entre 11 anos e 13 anos 11 meses e 29 dias de idade, sendo dos nove aos 13 anos de idade no caso da população indígena. A segunda dose deve ser tomada seis meses e a terceira dose cinco anos após a primeira.

Seguindo este cronograma, a adolescente que tomou a primeira dose na campanha de introdução da vacina no calendário vacinal do SUS em março deste ano, deve tomar a segunda dose em setembro e a terceira somente em março de 2019.

“Ressaltamos a necessidade e a importância de seguir corretamente o calendário e tomar todas as doses da vacina para garantir a efetividade da prevenção”, esclarece a coordenadora do Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Dourados, Carla Cristina Ribeiro da Silva.

Desde março as primeiras doses da vacina contra a doença já estão disponíveis nas unidades de saúde. Assim que atingem a idade, as adolescentes já devem seguir aos postos para tomar as doses, sem a necessidade de aguardar por campanhas de vacinação.

“Até o momento não recebemos qualquer notificação de evento adverso associado à aplicação da vacina contra HPV. A única queixa de algumas adolescentes foi de dor local e sintomas emocionais transitórios relacionados à ansiedade em receber a vacina. Algo que já era esperado”, descreveu Carla.

A aplicação das doses contra HPV, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará, nas próximas décadas, prevenir contra essa doença que representa hoje a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.

No país, este tipo de câncer é o segundo mais frequente entre elas, após o de mama, com alta mortalidade e faz, por ano, 4,8 mil vítimas fatais. Tomando as doses, as adolescentes estarão protegidas contra essa doença que aparece comumente na vida adulta.

Com aplicação da primeira dose da vacina nas escolas e nas unidades de saúde, e intensa divulgação sobre a importância de aplicar a vacina e seus benefícios, fez com que Dourados ficasse em destaque na cobertura vacinal da população. O município está acima da média estadual e nacional em imunização da faixa etária que deve receber a imunização.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em reunião com quilombolas, Vander anuncia construção de 300 casas no Tia Eva

Lula vem a MS para assinar regularização de terras em Dourados

reborn

‘STF se aproveita do recesso parlamentar’, diz Catan sobre ação da PF contra Bolsonaro

Solurb começa transição para caminhões com combustível sustentável

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

bolsonaro operação pf meme

Tornozeleira com capinha de Trump e maquiagem de Lula: os memes da operação da PF contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Cotidiano

Fumacê percorre três bairros de Campo Grande nesta sexta-feira

As equipes estarão nos bairros Jardim Veraneio, Novos Estados e Nova Lima, das 16h às 22h.

Política

Bolsonaro pode ser preso? Veja ex-presidentes que tiveram liberdade restrita pela Justiça

Alvo da PF nesta sexta-feira, ex-presidente está sob restrições impostas pela Justiça

Famosos

Acredite, é ele: Cantor Jão muda para cidade do interior e vira outra pessoa

Tatuagem no antebraço entregou que homem rústico do interior é o cantor de música pop

Política

Simone recebe convite para mudar domicílio eleitoral e disputar o Senado em 2026

Há possibilidade da ministra disputar uma cadeira no Congresso Nacional por São Paulo