Pular para o conteúdo
Geral

Normas do Mapa restringem realização de exames em animais

Os produtores precisam ficar atentos em relação as adequações previstas pelo Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para os laboratórios de diagnóstico animal, as quais podem restringir a realização de exames laboratoriais, como o de anemia infecciosa equina (AIE) e, consequentemente, limitar o trânsito de animais e a utilização e comercialização dos mesmos […]
Arquivo -

Os produtores precisam ficar atentos em relação as adequações previstas pelo Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para os laboratórios de diagnóstico animal, as quais podem restringir a realização de exames laboratoriais, como o de anemia infecciosa equina (AIE) e, consequentemente, limitar o trânsito de animais e a utilização e comercialização dos mesmos em eventos. A portaria n° 106, de 03 de julho de 2014, estipulou o prazo de 30 de julho para os ajustes, sendo que a inadequação até este prazo vai impedir o laboratório de obter credenciamento junto ao Ministério e de realizar os procedimentos.

Por isso, por precaução, a orientação é para que os proprietários de equídeos (cavalos, burros, mulas e jumentos) que pretendem transitar com esses animais realizem o exame de sangue para a constatação da negatividade da doença antes do final do mês. O exame libera a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para a participação em provas de laço, rodeios, exposições, comitivas, cavalgadas e feiras agropecuárias.

A AIE é a mais frequente doença viral que acomete equídeos em Mato Grosso do Sul e o principal meio de transmissão é o compartilhamento de agulhas entre os animais, durante a aplicação de medicamentos, vacinas ou coleta de sangue. A doença não tem cura e torna o equídeo menos apto para o desempenho de determinadas funções, como a lida no campo, já que o mesmo tem menor resistência e força.

O médico veterinário da Federação da Agricultura e Pecuária da Famasul, Horácio Tinoco, alerta para a importância da antecipação do exame. “O exame fica pronto 48 horas após a entrega da amostra no laboratório, por isso, o produtor ou responsável pela tropa deve estar atento para que a coleta seja feita até 28 de julho, para que o resultado fique pronto dentro do prazo e ele tenha mais 60 dias, que é a validade do exame para transitar com o animal”, orienta.

Tinoco ressalta ainda que, a amostra de sangue no animal deve ser coletada sempre por médico veterinário devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado onde atua. “Esse profissional é o responsável pela veracidade das informações prestadas na requisição do exame encaminhado ao laboratório”, pondera.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morador atira contra garis e diz que se irritou com poeira de caminhão em Três Lagoas

demon slayer

‘Que ridículo’: campo-grandenses se revoltam após filme amado por crianças ser proibido para menores

Rússia vê pausa em negociações com Ucrânia e acusa Otan de ‘lutar contra’ Moscou

Após ser agredido e ficar mais de 20 dias internado, homem morre em hospital de Dourados

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

Em cinco anos, 11 prefeituras do PSDB foram alvo de operações em Mato Grosso do Sul

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Polaroid com famosos: fotos criadas por IA viralizam na web; saiba como fazer

Últimas Notícias

Polícia

Polícia investiga abuso de criança de 4 anos em escola municipal de MS

Polícia espera pelos laudos do IML e por imagens de câmeras de segurança

Cotidiano

Moradores de Dourados têm até o dia 19 para inclusão de novos beneficiários no cadastro único

Ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social

Transparência

MPMS supera recorde e gasta mais de R$ 500 mil em diárias e passagens aéreas em agosto

Como de costume, boa parte dos registros de viagens do MPMS são sigilosos. Ao todo foram 60 registros com essa natureza

Famosos

Diego Martins assume namoro com ator da Globo; saiba quem

No The Town, Diego Martins abriu o coração e revelou ter engatado um namoro com um ator da Globo