Em meio à construção de alianças partidárias para a eleição de 2014, a presidente Dilma Rousseff reuniu-se na noite desta segunda-feira com um colégio de peemedebistas que discute a formação do palanque em São Paulo. O encontro ocorria no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente Michel Temer, importante liderança do partido.

O motivo formal do encontro é a aproximação de prefeitos peemedebistas com o pré-candidato ao governo paulista pelo PMDB, Paulo Skaf. No entanto, além dos 70 prefeitos paulistas da legenda e do pré-candidato, o evento ganhou proporções maiores com a presença de todos os ministros da cota do partido na Esplanada (cinco no total), lideranças no Congresso Nacional, além dos ministros Aloizio Mercandate (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais), que são petistas.

A tendência no cenário da disputa em São Paulo é de palanque duplo para a presidente Dilma Rousseff. O PT terá Alexandre Padilha na disputa, enquanto o principal sócio da esfera federal, o PMDB, sairá com candidato próprio. Ao chegar para o jantar, Skaf reiterou sua decisão de não ceder. “O PMDB decidiu que terá uma candidatura própria”, disse. “Renovação é muito bom. O PSDB está há 20 anos no governo. Então uma renovação traz novas visões, traz jeitos diferentes de fazer as coisas.”