O principal cabeça de chave Rafael Nadal sobreviveu a um susto antes de vencer Radek Stepanek na segunda rodada do Aberto de Indian Wells em três sets apertados, no sábado.

O espanhol, em sua primeira partida como atual campeão, foi levado ao limite antes de prevalecer por 2/6, 6/4 e 7/5 no jogo noturno que durou duas horas e 24 minutos no deserto da Califórnia.

Nadal cometeu oito duplas faltas e foi quebrado três vezes, mas também quebrou o oponente tcheco três vezes, inclusive duas no set final. O momento crucial foi o sexto game do terceiro set, quando Nadal salvou três break points para manter o serviço.

Antes, o britânico Andy Murray completou 300 vitórias em quadras duras ao vencer o compatriota de Stepanek, Lukas Rosol, em três sets. Quinto favorito, Murray recuperou-se de um começo fraco para ganhar do tcheco por 4/6, 6/3 e 6/2, nas primeiras partidas dos principais cabeças de chave, que folgaram na primeira rodada.

“Fui quebrado três vezes seguidas no final do primeiro set e no começo do segundo”, disse Murray. “Eu apenas continuei indo e encontrei um jeito de vencer, o que é sempre o mais importante.” Apenas cinco jogadores em atividade ganharam mais jogos de ATP em quadra dura que ele, com Roger Federer (575) à frente de todos.

Sétimo favorito Federer dominou o primeiro set, mas foi levado ao tie-break no segundo antes de vencer o qualifier francês Paul-Henri Mathieu por 6/2 e 7/6 (5), enquanto o seu compatriota suíço Stanislas Wawrinka, campeão do Aberto da Austrália, assegurou uma vitória sobre o croata Ivo Karlovic, por 6/3 e 7/5.

O australiano Lleyton Hewitt não conseguiu sua 600a vitória na carreira e foi derrotado pelo sul-africano Kevin Anderson, por 7/6 (5) e 6/4. O veterano salvou 10 de 11 break points, mas não conseguiu quebrar o potente serviço do 17o cabeça de chave do torneio.

Houve muito drama em outra partida, quando o colombiano Alejandro Falla salvou um match point perdendo por 5/2 no terceiro set e se recuperou para vencer o polonês Jerzy Janowicz, 18o cabeça de chave, por 6/3, 2/6 e 7/6(5).

Na chave feminina, a principal favorita Na Li venceu a compatriota chinesa Zheng Jie por 6/1 e 7/5.

A campeã do Aberto da Austrália conseguiu quebrar o serviço de Zheng seis vezes. A atual campeã Maria Sharapova não precisou de muito trabalho na sua primeira partida e ganhou da alemã Julia Goerges por 6/1 e 6/4, em quase uma hora.