Ministério Público Federal em Santos divulgou nesta quarta-feira que requisitou à Receita Federal informações sobre a empresa do pai de Neymar, a partir da abertura de investigação da Procuradoria da República na cidade, para apurar eventual crime contra a ordem tributária na transferência do atacante.

A solicitação foi feita a partir do surgimento de informações divergentes sobre o real valor da negociação conduzida pela N & N Consultoria Esportiva e Empresarial Ltda, que pertence ao pai do atleta, Neymar da Silva Santos. A Procuradoria estuda ainda requisitar informações ao Ministério Público da Espanha sobre a investigação que está sendo realizada no país.

Este é o segundo pedido feito pelo MPF á Receita, mas anteriormente, não foi possível, de forma consistente, esclarecer por completo a questão fiscal da empresa, mas dados fornecidos pela Fazenda Nacional indicariam a existência de débitos tributários.

Nas informações já recebidas pelo MPF não foi possível definir o atual estado dos débitos, se há parcelamentos ou se existe inscrição junto à divida ativa.

“O MPF requisita relação de todos os débitos existentes relacionados à empresa e seus sócios. Em relação à empresa N & N, são pedidos ainda todos os informes e declarações feitas pela empresa ao órgão, relacionados a débitos existentes e sua situação. Da mesma forma foi pedido que a Receita Federal traga ao conhecimento do MPF outras informações relacionadas ao investigado e a qualquer uma de suas empresas”, diz comunicado.

Na Espanha, está aberta investigação após denúncia de um sócio do Barcelona, e o Ministério Público de Santos estuda solicitar as informações do caso, “através de pedido de colaboração”.

O Barcelona anunciou em agosto passado que a contratação custou 57,1 milhões de euros, mas na semana passada o próprio clube, após a denúncia que resultou na renúncia do presidente Sandro Rosell, que o valor total da negociação será de 132,2 milhões de euros em cinco anos.

Em entrevista coletiva concedida ontem, em Santos, Neymar da Silva, pai do atacante, garantiu que não deve nada às receitas de Espanha ou do Brasil.