Pular para o conteúdo
Geral

MPF apresenta mais duas denúncias contra Carlinhos Cachoeira

Ministério Público Federal em Goiás (MPF) ofereceu mais duas denúncias contra o bicheiro Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e outras pessoas que seriam seus cúmplices no esquema criminoso desmantelado em fevereiro de 2012 na Operação Monte Carlo. Em delas, Cachoeira, Geovani Pereira da Silva, responsável pelo controle e administração financeira do grupo […]
Arquivo -

Ministério Público Federal em Goiás (MPF) ofereceu mais duas denúncias contra o bicheiro Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e outras pessoas que seriam seus cúmplices no esquema criminoso desmantelado em fevereiro de 2012 na Operação Monte Carlo. Em delas, Cachoeira, Geovani Pereira da Silva, responsável pelo controle e administração financeira do grupo do contraventor, e de Gleyb Ferreira da Cruz, auxiliar de Cachoeira na administração dos bens e negócios da organização, são acusados de crime de evasão de divisas.

Segundo a investigação, eles promoveram a saída de moeda para o exterior sem autorização legal e com sonegação de informação que deveriam prestar. A pena prevista é a de reclusão de dois a seis anos e multa, que pode ser aumentada de um sexto a dois terços por se tratar de crime continuado.

O mecanismo de “dólar-cabo” permite que os recursos sejam transferidos sem o conhecimento das autoridades brasileiras, sem o recolhimento de impostos ou taxas e, principalmente, ocultando a origem do dinheiro envolvido na transação.

Outra denúncia

A denúncia também acusa o então delegado da Polícia Federal (PF) Fernando Antônio Hereda Byron Filho de prevaricação. Além disso, ele também responderá por violação de sigilo funcional, crime pelo qual também é acusado Carlinhos Cachoeira.

Em caso de condenação, as penas previstas são de detenção de três meses a um ano e multa, para o crime de prevaricação, e de detenção de seis meses a dois anos ou multa, para violação de sigilo funcional.

Agora já são cinco as denúncias contra os membros do grupo do bicheiro ajuizadas pelo Ministério Público Federal em Goiás. A primeira ocorreu 19 dias depois da operação Monte Carlo, em março de 2012. Ao todo, 80 pessoas foram acusadas. O processo foi desmembrado e no fim do mesmo ano foi proferida a sentença contra os sete integrantes da cúpula da quadrilha. As maiores penas aplicadas foram contra Carlinhos Cachoeira (39 anos e 8 meses), Lenine Araújo (24 anos e 4 meses), José Olímpio Queiroga (23 anos e 4 meses) e Idalberto Araújo, o Dadá (19 anos e 3 meses).

Em 14 de novembro de 2012, a segunda acusação foi apresentada pelo MPF/GO contra 16 pessoas, com foco no crime de depósito e exploração comercial de máquinas caça-níqueis compostas por equipamentos eletrônicos sabidamente contrabandeados. A terceira denúncia acusou quatro pessoas por lavagem de dinheiro, entre elas José Olímpio Queiroga, membro operacional do grupo criminoso organizado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mato Grosso do Sul segue em alerta por alta incidência de doenças respiratórias

De comunicação estratégica a marketing, Semu oferta curso gratuito de empreendedorismo feminino em Campo Grande

cagados bioparque pantanal

Novos animais chegam e vão para área externa de Bioparque; confira as espécies

Rotas dos 'cigarreiros' estariam atendendo agrotóxicos ilegais em MS (Ilustração, Gemini)

Flagras de agrotóxicos ilegais incomodam em Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Cachorrinha Marcela

Viu a Marcela? Família oferece R$ 200 de recompensa por cachorrinha que sumiu no Jardim Aeroporto

Últimas Notícias

Polícia

Réu que atirou e atropelou motoentregador é condenado a 4 anos no regime aberto

Crime de tentativa de homicídio foi desclassificado e o réu condenado por disparo de arma de fogo em local habitado e porte ilegal de arma de fogo

Brasil

Mulher faz quatro cirurgias no dedo após fazer as unhas em salão de beleza

Moradora de Goiânia, já fez 77 sessões de fisioterapia para que mobilidade do membro volte 100%

Cotidiano

Prefeitura abre vagas para curso gratuito de corte e costura

Interessados podem se inscrever até o dia 25 de julho

Política

MS entra em PL de securitização das dívidas de produtores rurais afetados por desastres climáticos

A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados e teve 346 votos favoráveis e 93 contrários