Pular para o conteúdo
Geral

Ministro revela 13 mortes por “febre desconhecida” no Congo

O ministro da Saúde da República Democrática do Congo (DR), Felix Kabange Numbi, revelou nesta sexta-feira (22) a morte de 13 pessoas, em 10 dias, devido uma febre hemorrágica de “origem indeterminada”. As mortes ocorreram na região onde, em 1976, foi descoberto o vírus Ebola. No entanto, até o momento, não foi confirmado o vírus […]
Arquivo -

O ministro da Saúde da República Democrática do Congo (DR), Felix Kabange Numbi, revelou nesta sexta-feira (22) a morte de 13 pessoas, em 10 dias, devido uma febre hemorrágica de “origem indeterminada”. As mortes ocorreram na região onde, em 1976, foi descoberto o vírus Ebola. No entanto, até o momento, não foi confirmado o vírus como responsável.

Segundo Numbi, cerca de 80 pessoas que tiveram contato com as vítimas estão sendo em suas casas, nas vilas de Boende Moke, lokolia, Watsikengo e Lokula, vizinhas a Equateur, cidade onde o Ebola foi encontrado pela primeira vez.

Nesta quinta-feira (21), a OMS (Organização Mundial de Saúde), divulgou que 70 pessoas morreram no Congo DR, vítimas da febre hemorrágica ainda desconhecida. Segundo a OMS, 592 contraíram a doença no país da África central. Os sintomas: febre, vômito, diarréia e hemorragia são semelhantes ao do Ebola.

Na Libéria, o coordenador da ONU (Organização das Nações Unidas), David Nabarro, afirmou que a entidade tem que estar preparada para enfrentar uma possível epidemia do ebola.

Na Inglaterra, o governo lançou um apelo a cientistas e pesquisadores, visando novas idéias para o combate ao surto de ebola na África. Segundo o jornal The Independent, o governo inglês vai colocar a disposição 6,5 milhões de libras esterlinas (R$ 24,4 milhões) para bolsas de estudos aos especialistas que desenvolvam pesquisas sobre a difusão da doença, formas de tratamento e prevenção. As propostas de pesquisa serão validades pela organização Enhancing Learning and Research for Humanitarian Assistance (ELRHA) (organização para o melhoramento da aprendizagem em pesquisas de ajuda humanitária, em tradução livre do inglês).

Nova vacina – Marcado para setembro os primeiros testes em humanos da nova vacina contra o Ebola, criada pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH em inglês). O anúncio foi feito por Anthony Fauci, diretor do Instituto Niaid (Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas), em entrevista ao canal de televisão chinesa CCTV.

A chamada “fase 1” de testes será feito em voluntários e os primeiros resultados devem ser vistos em novembro. Mudanças na missa – Em Benin, no oeste africano, região que enfrenta surto de ebola, a Igreja Católica está mudando hábitos durante a missa, para evitar chances de contaminação e proliferação do vírus. Um documento aos arcebispos da região de Cotonou, pede que seja omitido o “cumprimento da Paz de Cristo”, quando os fiéis se cumprimentam com as mãos durante a missa.

Segundo a imprensa local, a medida foi tomada antes do início da peregrinação a Dassa, um dos mais tradicionais rituais religiosos do país, que atrai peregrinos do mundo todo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira