Pular para o conteúdo
Geral

Ministro revela 13 mortes por “febre desconhecida” no Congo

O ministro da Saúde da República Democrática do Congo (DR), Felix Kabange Numbi, revelou nesta sexta-feira (22) a morte de 13 pessoas, em 10 dias, devido uma febre hemorrágica de “origem indeterminada”. As mortes ocorreram na região onde, em 1976, foi descoberto o vírus Ebola. No entanto, até o momento, não foi confirmado o vírus […]
Arquivo -

O ministro da Saúde da República Democrática do Congo (DR), Felix Kabange Numbi, revelou nesta sexta-feira (22) a morte de 13 pessoas, em 10 dias, devido uma febre hemorrágica de “origem indeterminada”. As mortes ocorreram na região onde, em 1976, foi descoberto o vírus Ebola. No entanto, até o momento, não foi confirmado o vírus como responsável.

Segundo Numbi, cerca de 80 pessoas que tiveram contato com as vítimas estão sendo em suas casas, nas vilas de Boende Moke, lokolia, Watsikengo e Lokula, vizinhas a Equateur, cidade onde o Ebola foi encontrado pela primeira vez.

Nesta quinta-feira (21), a OMS (Organização Mundial de Saúde), divulgou que 70 pessoas morreram no Congo DR, vítimas da febre hemorrágica ainda desconhecida. Segundo a OMS, 592 contraíram a doença no país da África central. Os sintomas: febre, vômito, diarréia e hemorragia são semelhantes ao do Ebola.

Na Libéria, o coordenador da ONU (Organização das Nações Unidas), David Nabarro, afirmou que a entidade tem que estar preparada para enfrentar uma possível epidemia do ebola.

Na Inglaterra, o governo lançou um apelo a cientistas e pesquisadores, visando novas idéias para o combate ao surto de ebola na África. Segundo o jornal The Independent, o governo inglês vai colocar a disposição 6,5 milhões de libras esterlinas (R$ 24,4 milhões) para bolsas de estudos aos especialistas que desenvolvam pesquisas sobre a difusão da doença, formas de tratamento e prevenção. As propostas de pesquisa serão validades pela organização Enhancing Learning and Research for Humanitarian Assistance (ELRHA) (organização para o melhoramento da aprendizagem em pesquisas de ajuda humanitária, em tradução livre do inglês).

Nova vacina – Marcado para setembro os primeiros testes em humanos da nova vacina contra o Ebola, criada pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH em inglês). O anúncio foi feito por Anthony Fauci, diretor do Instituto Niaid (Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas), em entrevista ao canal de televisão chinesa CCTV.

A chamada “fase 1” de testes será feito em voluntários e os primeiros resultados devem ser vistos em novembro. Mudanças na missa – Em Benin, no oeste africano, região que enfrenta surto de ebola, a Igreja Católica está mudando hábitos durante a missa, para evitar chances de contaminação e proliferação do vírus. Um documento aos arcebispos da região de Cotonou, pede que seja omitido o “cumprimento da Paz de Cristo”, quando os fiéis se cumprimentam com as mãos durante a missa.

Segundo a imprensa local, a medida foi tomada antes do início da peregrinação a Dassa, um dos mais tradicionais rituais religiosos do país, que atrai peregrinos do mundo todo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bahia derrota Atlético-MG e avança na Copa do Brasil Feminina

Alegando dificuldades financeiras, jovens decidem por aborto e ocultação de feto

Câmara aprova texto que dificulta denúncia criminal contra parlamentar

Parte de aeronave desprendeu antes da queda que matou fazendeiro

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro morre após aeronave cair no Pantanal em Mato Grosso do Sul

Presidente da Câmara, Papy deve R$ 99 mil de IPTU para a Prefeitura de Campo Grande

maicon nogueira cpi vereador

CPI do Consórcio: com voto separado, Maicon pede intervenção na concessão dos ônibus na Capital

Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores

Últimas Notícias

Brasil

PEC da blindagem é aprovada em segundo turno e vai ao Senado

Cerca de duas horas depois da primeira votação

Política

Quatro dos oito deputados federais em MS votaram a favor da PEC da Blindagem

A votação acaba de ser aprovada em segundo turno

Polícia

Condenado em base de reconhecimento é inocentado em MS

Condenado em base de reconhecimento em Iguatemi

Esportes

Lanús marca no fim do jogo e complica a situação do Fluminense na Sul-Americana

Fluminense terá a missão de vencer por dois ou mais gols