Milhares voltam a exigir eleições antecipadas e renúncia de premiê na Ucrânia
Milhares de ucranianos voltaram às ruas de Kiev neste domingo (12/01) para exigir a renúncia do primeiro-ministro, Nikolai Azarov. Na Praça da Independência, os manifestantes pressionaram por eleições gerais antecipadas na Ucrânia. Há quase dois meses, a onda de protestos conhecida como “Euromaidan” tomou o país para protestar contra o presidente Viktor Yanukovich e seu […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Milhares de ucranianos voltaram às ruas de Kiev neste domingo (12/01) para exigir a renúncia do primeiro-ministro, Nikolai Azarov. Na Praça da Independência, os manifestantes pressionaram por eleições gerais antecipadas na Ucrânia.
Há quase dois meses, a onda de protestos conhecida como “Euromaidan” tomou o país para protestar contra o presidente Viktor Yanukovich e seu governo. Capitaneada pela oposição, a multidão volta a exigir suas demandas, levando milhares ao centro da capital ucraniana. As manifestações populares começaram após Yanukovich ter se recusado a assinar o Acordo de Associação com a União Europeia.
As forças antidistúrbios “Berkut”, que ontem entraram em confronto com um grupo de opositores no bairro de Sviatoshinski, bloqueiam com caminhões e ônibus os acessos aos edifícios administrativos, entre eles o parlamento e a sede do governo, no chamado “quarteirão governamental” de Kiev.
Um grupo de ativistas seguiu em carreata em direção à residência do presidente ucraniano, nos arredores de Kiev, em uma ação denominada: “Ordem do dia para Yanukovich”.
A cantora ucraniana Ruslana, ganhadora do prêmio musical Eurovision em 2004, subiu ao palco montado há 53 dias na Praça da Independência para apoiar as reivindicações da oposição e pedir aos sindicatos que organizem uma greve geral em todo o país.
“Cada dia no Maidan (“praça”, em ucraniano, em alusão ao movimento e ao lugar dos protestos) é um passo rumo à nossa vitória”, exclamou por sua vez um dos líderes mais populares da oposição, o campeão mundial de boxe na categoria peso-pesado Vitali Klitshko [na foto à esquerda].
Por sua vez, Arseni Yatshenuk, atual líder do partido Batkivshina (Pátria), principal legenda da oposição no parlamento e presidido pela ex-premiê Yulia Tymoshenko — que está na prisão —, exigiu a retirada do projeto de orçamento apresentado pelo governo.
Yatshenuk também reiterou a já histórica exigência de sua legenda para que Tymoshenko seja libertada e lembrou que a oposição ucraniana “tem o apoio dos Estados Unidos e da União Europeia”.
Notícias mais lidas agora
- ‘Stephanie que conhecia não permitiria isso’, relata madrinha de Sophia durante julgamento
- Torturada, estuprada: Jurados terão que ter ‘estômago’ para fotos e relatos dos últimos dias de Sophia
- VÍDEO: Perseguição em bairro de Campo Grande mobiliza diversas viaturas e helicóptero da PMMS
- Avião com destino a Campo Grande bate em outra aeronave no Aeroporto de Congonhas
Últimas Notícias
Médico disse em júri que Sophia havia sido estuprada 21 dias antes do crime: ‘Cabeça quase virou 360º’
Médico legista também falou que cabeça de Sophia quase virava 360º
Poluição causada por lagoa de sucroalcooleira vira alvo de inquérito no MPMS
Lagoa da planta da usina de cana-de-açúcar transbordou após receber grande volume de matéria orgânica
Após a protesto na Agepen, Policiais Penais buscam apoio de deputados na Assembleia Legislativa
Policiais penais pedem a regulamentação da categoria no Estado
Empresa de construção coloca à venda ferramentas e maquinários a partir de R$ 100 em leilão virtual
O leilão começa no dia 12 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.