O mal-estar que Lionel Messi sentiu durante o amistoso entre Argentina e Romênia levantou questionamentos em torno do estado de saúde do craque do . Nesta sexta-feira, com ar de tranquilidade em entrevista ao canal argentino TyC Sports, o jogador admitiu ter ataques de vômito com frequência e que já se submeteu a vários exames, mas que nunca teve uma resposta.

 “Isso acontece nos jogos, nos treinamentos, quando estou na minha casa…”, contou Messi, em entrevista ao canal argentino TyC Sports. “Não sei bem o que é. Já fiz milhares de exames e nada. Tento tomar algum comprimido. Às vezes tenho isso durante as partidas, começo a ter ânsia até quase vomitar e depois melhoro”, acrescentou.

Antes da partida de quarta-feira, Messi já havia sofrido dois ataques de vômito nesta temporada do futebol europeu. Mesmo assim, o treinador Gerardo Martino disse que o problema “não é motivo de preocupação” e que “não afeta em nada no desempenho em campo”.

Seguindo a linha otimista de Martino, o jornal espanhol Mundo Deportivo resgatou o caso de outro atleta que tinha problema semelhante ao de Messi: o ex-pivô americano Bill Russell, um dos melhores da história e 11 vezes campeão da NBA pelo Boston Celtics, entre 1957 e 1969.

 “Começou fazendo isso por nervosismo, mas logo virou um ritual. Nos vestiários, associavam o sucesso de Russell à regurgitação. Um dia, o técnico Red Auerbach o viu tão bem que provocou: “posso saber o que você está fazendo? Não vai vomitar?”, publicou o jornal.

Messi entra em campo neste sábado, quando o Barcelona disputa a 27ª rodada do Campeonato Espanhol. Segundo colocado da tabela, com um ponto a menos que o arquirrival Real Madrid, o time azul-grená enfrenta o Villarreal, fora de casa, às 12h (de Brasília).