Pular para o conteúdo
Geral

Mesários voluntários representam mais da metade do total nestas eleições

O número de mesários que se candidataram voluntariamente para trabalhar nas eleições não só aumentou este ano, mas agora representa mais da metade do número total. De acordo com números preliminares divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) neste sábado (30), dos mais de 2,4 milhões de mesários distribuídos por todo o Brasil e nos postos […]
Arquivo -
Compartilhar

O número de mesários que se candidataram voluntariamente para trabalhar nas eleições não só aumentou este ano, mas agora representa mais da metade do número total. De acordo com números preliminares divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) neste sábado (30), dos mais de 2,4 milhões de mesários distribuídos por todo o Brasil e nos postos de votação fora do País, aproximadamente 1 milhão e 300 mil são voluntários.

Comparado à quantidade das últimas eleições gerais, em 2010, houve um aumento significativo. Quatro anos atrás eles representavam 404.723 dos mais de 2,1 milhões de cidadãos que prestaram serviços nos dias de votação.

Embora não sejam remunerados, os mesários ganham dois dias de folga para cada dia trabalhado e têm direito a auxílio-alimentação, além de esse trabalho ser considerado um critério de desempate em concursos públicos.

Os mesários foram convocados através de documento enviado pelos Correios até o início deste mês. Só não podem ser mesários candidatos e seus parentes, integrantes de diretórios de partidos políticos, autoridades, policiais, pessoas que exercem cargos de confiança no poder executivo, funcionários da justiça eleitoral e eleitores menores de 18 anos.

Nos dias das eleições – 5 e 26 de outubro -, eles são responsáveis por organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica e processar justificativas. Os mesários não podem usar, no período da votação, roupas ou objetos que tenham propagandas de partidos, coligações ou candidatos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados