Mesários voluntários representam mais da metade do total nestas eleições

O número de mesários que se candidataram voluntariamente para trabalhar nas eleições não só aumentou este ano, mas agora representa mais da metade do número total. De acordo com números preliminares divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) neste sábado (30), dos mais de 2,4 milhões de mesários distribuídos por todo o Brasil e nos postos […]
| 31/08/2014
- 16:09
Mesários voluntários representam mais da metade do total nestas eleições

O número de mesários que se candidataram voluntariamente para trabalhar nas eleições não só aumentou este ano, mas agora representa mais da metade do número total. De acordo com números preliminares divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) neste sábado (30), dos mais de 2,4 milhões de mesários distribuídos por todo o Brasil e nos postos de votação fora do País, aproximadamente 1 milhão e 300 mil são voluntários.

Comparado à quantidade das últimas eleições gerais, em 2010, houve um aumento significativo. Quatro anos atrás eles representavam 404.723 dos mais de 2,1 milhões de cidadãos que prestaram serviços nos dias de votação.

Embora não sejam remunerados, os mesários ganham dois dias de folga para cada dia trabalhado e têm direito a auxílio-alimentação, além de esse trabalho ser considerado um critério de desempate em concursos públicos.

Os mesários foram convocados através de documento enviado pelos Correios até o início deste mês. Só não podem ser mesários candidatos e seus parentes, integrantes de diretórios de partidos políticos, autoridades, policiais, pessoas que exercem cargos de confiança no poder executivo, funcionários da justiça eleitoral e eleitores menores de 18 anos.

Nos dias das eleições – 5 e 26 de outubro -, eles são responsáveis por organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica e processar justificativas. Os mesários não podem usar, no período da votação, roupas ou objetos que tenham propagandas de partidos, coligações ou candidatos.

Últimas notícias