Merkel defende via do diálogo para resolver crise no país
A chanceler alemã, Angela Merkel, voltou a defender o diálogo como forma de resolver a crise que a Ucrânia enfrenta e evitar uma escalada de violência no país, que celebra eleições presidenciais no domingo. No seu vídeo semanal, centrado na comemoração do centenário do início da I Guerra Mundial, a chanceler acusou a Rússia de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A chanceler alemã, Angela Merkel, voltou a defender o diálogo como forma de resolver a crise que a Ucrânia enfrenta e evitar uma escalada de violência no país, que celebra eleições presidenciais no domingo.
No seu vídeo semanal, centrado na comemoração do centenário do início da I Guerra Mundial, a chanceler acusou a Rússia de ter violado na Ucrânia uma das regras acordadas no pós-guerra – a integridade territorial – mas reiterou que a via de superar as diferenças é o diálogo.
“É melhor vinte horas de negociações e de conversações, mas nunca voltar a uma situação parecida [com a I Guerra] no coração da Europa”, afirmou Merkel, sublinhando o seu compromisso e o de toda a União Europeia com a paz no continente.
Merkel rejeitou as críticas pela ausência de grandes eventos para comemorar o centenário da I Guerra Mundial e destacou o envolvimento do seu governo numa série de iniciativas organizadas a diferentes níveis.
No entanto, a chanceler alemã reconheceu que outros países, como a França ou o Reino Unido, têm muito mais presente aquilo que denominam como ‘Grande Guerra’ do que a Alemanha, onde prevalece a memória do horror da II Guerra Mundial, face à sua “responsabilidade” e “culpa”.
Na quarta-feira, Merkel vai inaugurar em Berlim a principal exposição organizada no país sobre a I Guerra Mundial, no Museu de História Alemã.
A representante do governo alemão convidou todos os primeiros-ministros, ministros dos Negócios Estrangeiros e ministros da Economia dos Balcãs ocidentais, “a região mais frágil do continente”, para uma reunião que vai decorrer em agosto, na Alemanha.
O governo alemão espera que esta cimeira tenha continuidade anual para lançar as bases de um novo relacionamento entre os países da zona.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.