Pular para o conteúdo
Geral

Mais saboroso, consumo de café gourmet cresce 5 vezes mais ao ano no país do que tradicional

O consumo de café gourmet (cafés especiais) no Brasil cresce 15% ao ano, contra 3% do café tradicional no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês). A diferenciação entre o gourmet e o comum começa pela produção do grão e chega até ao sabor da bebida, explicam especialistas. Para […]
Arquivo -

O consumo de café gourmet (cafés especiais) no Brasil cresce 15% ao ano, contra 3% do café tradicional no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês). A diferenciação entre o gourmet e o comum começa pela produção do grão e chega até ao sabor da bebida, explicam especialistas.

Para começar, há dois tipos de grãos que originam o café: o arábica e o conilon. O arábica, que origina o café gourmet, é a espécie mais delicada, tem um sabor suave, é mais aromático, menos adstringente, tem menor teor de cafeína e é cultivado em lugares altos. Já oconilon é a espécie mais resistente às pragas, tem um sabor mais amargo e maior teor de cafeína.

Especialista em café e barista, a coordenadora de cafés da rede Fran’s Café, Stella Gross, conta que o café gourmet é feito com 100% de grãos arábica. “Por isso, ele é superior em qualidade, em sabor e possui menos cafeína do que o café feito com grãos conilon ou com a mistura das duas espécies”, diz.

A torrefação é outro elemento que determina o sabor do café, já que o processo altera importantes transformações físicas e químicas nos grãos crus e, é responsável pelo desenvolvimento de sabor e aroma. “O processo envolve tempo e temperatura, no qual ocorrem os pontos de torra podem ser classificados em: clara, na qual a bebida é mais ácida e menos amarga; média, na qual a bebida tem sabor equilibrado e; escura, na qual a bebida é mais amarga e menos ácida”, diz.

“O nosso blend, que é a mistura de variedades dos grãos arábica, é composto por cafés brasileiros das regiões do Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Mogiana. São 100% da espécie arábica, com torra média, certificados pela ABIC”, emenda Stella.

Qualidade e consumo

A associação criou há 10 anos o Programa de Qualidade do Café (PCQ) com o objetivo de ampliar o consumo, estimulando a melhoria da qualidade da bebida no país. Atualmente este é o maior e mais abrangente programa de qualidade e certificação para café torrado e moído em todo o mundo. O PCQ certifica e monitora 476 marcas de café e, deste número, 115 são de cafés gourmet, de alta qualidade e maior valor agregado.

Dia do café

A ABIC também criou o “Dia Nacional do Café”, instituído em 2005 e celebrado todos os anos no dia 24 de maio. A data simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras do país e é comemorada por produtores, cooperativas, exportadores, cafeterias e indústrias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sejusp suspende nomeação de perito condenado por corrupção e mais 11 servidores

Bolsonaro vai ser preso? Entenda

VÍDEO: Congresso da UNE tem confusão entre movimentos estudantis e universitários de MS são agredidos 

Trump volta a ameaçar Brics com tarifa de 10% e diz que não permitirá perda de valor do dólar

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Caminhão caiu em ribanceira após pegar fogo na BR-163 em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dentro do veículo foram localizados 400 volumes de produtos ilegais

Economia

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

É a maior alta desde o início de junho

Cotidiano

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Mato Grosso do Sul soma 8.402 adesões

Brasil

Porto de Santos vive corrida de exportadores antes de tarifas dos EUA

Porto brasileiro é o maior da América Latina, responsável por 30% em média da corrente comercial do Brasil