Pular para o conteúdo
Geral

Mãe reclama da Santa Casa por proibir parto em banqueta e acompanhamento de ‘doula’

O trabalho de doulas, assistentes que auxiliam emocionalmente a mulher na hora do parto, casou polêmica no último fim de semana, durante um nascimento na Santa Casa de Campo Grande, no sábado (7). A gestante teria sido proibida de dar à luz  seu filho na companhia de sua doula e de seu marido, além de não […]
Arquivo -

O trabalho de doulas, assistentes que auxiliam emocionalmente a mulher na hora do parto, casou polêmica no último fim de semana, durante um nascimento na Santa Casa de , no sábado (7). A gestante teria sido proibida de dar à luz  seu filho na companhia de sua doula e de seu marido, além de não poder fazer o parto numa banqueta, como queria.

A confusão gerou transtorno momentos antes do parto. A mãe conta que, como tinha direito somente a um acompanhante, deu à luz seu filho na companhia da profissional e, com isso, seu marido não pode ver o parto, que foi normal. “É complicado, eu a contratei, tenho esse direito”, ressalta. Antes do parto, a doula auxiliou a grávida no trabalho de dilatação antes de chegar à Santa Casa. “Ajudou muito”.

A doula é uma assistente de parto que não possui formação médica. Cabe a ela, proporcionar informação, acolhimento, apoio físico e emocional às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto.

Lançada em 2001, pelo Ministério da Saúde, a Rede Cegonha foi criada para garantir um parto humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS) e, a participação de doulas, é considerada um instrumento humanizador.

De acordo com o Ministério da Saúde o trabalho da doula é o de acompanhar as mulheres no momento do parto, com apoio emocional e incentivo não só às gestantes, mas também a seus familiares.

De acordo com Camila Bruna Zanetti da Organização Não Governamental (ONG) Artemis, de combate à violência obstétrica, a Santa Casa tem um trabalho voluntário de doulas que é disponibilizado uma vez por semana. “Mesmo assim a mulher tem o direito de escolher sua doula”, conta Camila.

Para o presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul, doutor Paulo Ito, a presença das doulas é um direito da gestante, porém ele argumenta que o assunto deva ser discutido por conta da atual estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele explicou que a situação é complicada. “Geralmente estamos em uma equipe com pelo menos cinco pessoas, numa sala 4×4, entre eles o enfermeiro obstétrico, estudante, residente, plantonista, auxiliar de enfermagem. Temos de sentar como categorias e começar a discutir sem vaidades e criar fóruns”, argumenta.

Santa Casa

Questionada sobre a situação, a assessoria de comunicação da Santa Casa de Campo Grande afirmou que as doulas precisam se cadastrar previamente na instituição e que precisam ter certificado de curso específico para poder atuar e acompanhar o parto.

A instituição de saúde ressaltou, ainda, a importância do trabalho das doulas, mas reafirmou a realização de cadastro prévio e qualificação da assistente de parto. No caso em questão, de acordo com a Santa Casa, a paciente quis entrar com a doula e o marido, o que, segundo as normas do hospital e do Ministério da Saúde, configura dois acompanhantes e é proibido.

(Matéria editada às 08h03 para acréscimo de informações)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em Corumbá, aulão gratuito prepara estudantes para a redação do Enem 2025

Ruy Ohtake é inocentado de acusação por fraude e superfaturamento no Bioparque Pantanal

Com vetos, Lula sanciona limite para inelegibilidade por Ficha Limpa

tereza cristina

Tereza Cristina alerta ministro da Defesa sobre fronteiras secas: ‘Facções têm tomado conta’

Notícias mais lidas agora

Prefeito preso, vereador e mais 24 são denunciados por corrupção em Terenos

Caminhoneiro de Campo Grande morre carbonizado em acidente em São Paulo

sada cruzeiro

Sada Cruzeiro: 10 fatos curiosos sobre time famoso que virá a Campo Grande para Supercopa de Vôlei

bebida adulterada

Efeitos do metanol aparecem até 48h após consumo e podem ser confundidos com embriaguez

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções atinge área próxima à usina Atvos em Costa Rica

Equipes do Corpo de Bombeiros de Costa Rica estão na linha de combate

Transparência

Preso com Claudinho Serra, empreiteiro negociou mais de meio milhão em propina

Chamou atenção dos investigadores o fato de Cleiton Nonato Correia ter sacado R$ 680 mil da conta

Política

Vereadores aprovam semana da Luta Antimanicomial e Educação Financeira em Campo Grande

Quatro matérias foram aprovadas pela Câmara nesta terça-feira (30)

MidiaMAIS

Sada Cruzeiro: 10 fatos curiosos sobre time famoso que virá a Campo Grande para Supercopa de Vôlei

Apelido glorioso, história por trás do nome e outras curiosidades sobre o Sada Cruzeiro, time mais famoso a participar da Supercopa de Vôlei em Campo Grande