O lucro líquido da Souza Cruz subiu cerca de 3% em 2013, em um ano em que o aumento dos preços compensou a queda de quase 10% do volume de venda de cigarros. A fabricante de cigarros registrou lucro líquido de R$ 1,7 bilhão em 2013, alta de 3,2% em relação aos R$ 1,64 bilhão registrados em 2012.

O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) no ano atingiu R$ 2,63 bilhões no mesmo período, avanço de 3,5%. A receita líquida chegou a R$ 6,28 bilhões em 2013, crescimento de 2,5% na comparação anual. O resultado foi atribuído ao ano “mais desafiador”, no qual a companhia registrou queda de 9,8% no volume de cigarros comercializados, para 60,1 bilhões de unidades.

“No segmento de cigarros, a redução do volume foi integralmente compensada com maiores preços líquidos em função do aumento de preços no início do ano, juntamente com um perfil de vendas mais influenciado pelas marcas ‘premium’, principalmente Dunhill”, disse a empresa em relatório.

O segmento de exportação de tabaco da Souza Cruz apresentou um aumento de 5,5% em relação a 2012, em decorrência de maior preço de venda juntamente com o efeito da desvalorização do real, disse a empresa.